Prefeito Bruno Reis abre II Fórum ESG: "Uma gestão de vanguarda precisa adotar o ESG como pilar"

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

O Prefeito da capital baiana, Bruno Reis, abriu a programação do II Fórum ESG Salvador, uma realização do jornal Correio e do Alô Alô Bahia, nesta terça-feira (30), no Porto Salvador. Em seu discurso, o edil reforçou a importância crescente das autoridades entenderem que as diretrizes ESG não são função apenas do setor privado.

O poder público que quer estar na linha de frente, que quer ter uma gestão de vanguarda, precisa adotar o ESG como pilar das suas atuações”, destacou Bruno, que elencou diversas ações que colocam Salvador, atualmente, como protagonista no atendimento às necessidades urgentes da humanidade, como a sanção de um Projeto de Lei que proíbe o uso de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais da capital baiana.
 HrN850v.md.jpg
Ao longo de sua fala, o prefeito ainda destacou que, muito mais importante do que definir uma linha política, posicionamento que lhe é cobrado eventualmente, seu governo é de resultados. “Sou de entregas, de levar soluções que transformam a realidade das pessoas, com foco importante nas questões ambientais”, disse.

Bruno destacou que acreditar no povo soteropolitano e na sua diversidade cultural ajuda na tomada de decisões criativas e de impacto, que vão além das questões ambientais, chegando em demandas como as de equidade de gênero. Atualmente, por exemplo, cerca de 40% dos cargos de decisão estratégica da Prefeitura de Salvador são ocupados por mulheres.
HrN87gR.md.jpg
Entre os exemplos mais recentes de projetos apresentados pela sua gestão, Reis citou ainda a implantação das Casas So+ma, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência. Os 12 pontos implantados na cidade oferecem vantagens ao cidadão como estímulo para a colaboração na coleta e destinação correta dos resíduos recicláveis, com forte impacto na emissão de CO2 e na economia de energia e de água, por exemplo.

Ainda na pauta da eficiência energética, o prefeito destacou a mudança da iluminação pública da cidade para Led, com recursos próprios, e a parceria com a Coelba para fornecimento de energia fotovoltaica em estações do BRT e em algumas escolas municipais.

Outras ações como a SEFAZ Verde, com a digitalização dos processos administrativos, ainda foram apontadas por Bruno como ações pontuais que colocam Salvador como uma “capital ESG”.

O II Fórum ESG Salvador é um projeto com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.



​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

​​Fotos: Elias Dantas e Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias