20 Dec 2022
Preço de passagens aéreas sobe até 124% para o Réveillon e janeiro

O principal inimigo do viajante, no entanto, não é o fim do ano, claro, que apenas aquece a demanda. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), os principais "vilões" são a volatilidade nas cotações do barril de petróleo e do dólar, além da alta no querosene de aviação (QAV), combustível também derivado do petróleo, que subiu 49,6% nos últimos 12 meses e responde por 40% dos custos das empresas.
De acordo com a Voopter, das 10 rotas mais buscadas para a virada do ano, 9 estão mais caras em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é o mesmo quando analisados os valores de janeiro. A viagem de ida e volta entre Salvador (BA) e Guarulhos, em São Paulo, por exemplo, está entre as que mais encareceu, passando de R$ 970,10 para R$ 2.132,10 no primeiro mês de 2023.
Em meio à alta dos preços, pilotos e comissários ainda decidiram por mantar a greve, iniciada nesta segunda-feira (19). A paralisação aconteceu nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza e, até o início da tarde, 22 voos haviam sido cancelados e outras dezenas atrasados.
Foto: Renan Bretenitz. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.