Praças fechadas durante a pandemia são reabertas em Salvador

A partir desta segunda-feira (28), todas as praças da capital baiana estão liberadas para uso do público. Os espaços proporcionam atividades de lazer e contemplação para todas as faixa etárias, sem nenhum custo. Neste momento de distanciamento social, os espaços podem ser uma alternativa ao ar livre para se reconectar com a natureza e acalmar o níveis de estresse e ansiedade. 

As praças da Piedade e do Campo Grande, que tiveram fechamento integral durante a pandemia, já foram reabertas. Elas possuem monitoramento contínuo da Guarda Civil Municipal (GCM), que busca a prevenção a violência e cuida da preservação do patrimônio público. 

Apesar das praças distribuídas na cidade possuírem muitos recursos atrativos, como academias de saúde, anfiteatros e brinquedos para o público infantil, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, ressalta que ainda é preciso ter cautela. “Foi liberada a circulação nesses ambientes, mas a prática de exercícios coletivos e o uso dos brinquedos e espaços infantis, além de roda de capoeira, missa e cultos estão proibidos", destacou. 

Para retornar aos espaços tendo cautela com a saúde, a Prefeitura orienta que os cidadãos devem manter o uso das máscaras e a distância mínima exigida de 1,5 metro, além ter sempre em mãos o álcool em gel para higienização frequente. Nas mesas de jogos, só deverão sentar duplas, ainda assim respeitando o distanciamento recomendado. 

Atualmente, Salvador possui mais de 400 espaços de convivência e lazer, construídos ou requalificados pela Prefeitura desde o início da atual gestão municipal, contando com itens de acessibilidade. A nova configuração desses equipamentos públicos proporciona atrativos para todos os públicos e garante ainda que estes momentos de descontração sejam mais frequentes na rotina. 

Foto: Bruno Concha/Secom. Siga o Insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias