9 Nov 2022
Por que a Seleção Brasileira é favorita na Copa do Mundo?

Claro que as apostas para os jogos da Copa do Mundo já podem ser realizadas, indicando claramente que a Seleção terá mais do que obrigação de chegar longe nessa competição. Assim, mesmo para compreender as probabilidades de sucesso do escrete, fará todo o sentido analisar os pontos que, pelo menos em termos teóricos, estão fazendo com que o Brasil esteja na frente de França ou Argentina, em termos de favoritismo.
⦁ Neymar está se apresentando a um alto nível competitivo
Não restam dúvidas que, após muitos questionamentos e até polêmicas envolvendo Neymar, se percebeu que o craque do PSG está se preparando ao mais alto nível para se apresentar com todas suas capacidades nessa Copa do Mundo. Com muitas contribuições de gols, a realidade é que muitos estão até considerando que esse poderá ser o melhor Neymar chegando em uma Copa do Mundo.
Como é evidente, caso a Seleção Brasileira consiga apresentar seu melhor jogador ao mais alto nível, estará mais próximo de atingir seus objetivos. Até porque, segundo o próprio Neymar, tudo indica que essa será sua última Copa do Mundo. Logo, existe mesmo uma sensação de urgência para que ele possa subir ao lugar mais alto do futebol. Mas será que seus companheiros vão conseguir estar apresentando o mesmo nível de jogo, especialmente nos jogos de mata mata?
⦁ Sorteio foi benéfico para as aspirações brasileiras
Com diversas seleções que já tinham calhado em sorte na última Copa do Mundo - Sérvia e Suíça - a realidade é que o Brasil não só é muito favorito contra esses times, como também já os conhece bastante bem. Ao ponto da Seleção, nesse momento, ser uma das seleções mais prováveis de conseguir chegar nessa fase de mata mata. Suas probabilidades nos diferentes jogos são muito favoráveis, o que fará com que as odds para ganhar Copa do Mundo também sejam mais baixas.
Porém, se o próprio grupo da Copa do Mundo não parece ser exigente ou ameaçador, a realidade é que o emparelhamento para as oitavas de final poderá ser tudo, menos favorável. Isso porque, no grupo destinado para as oitavas, se poderá encontrar possíveis adversários como Coreia do Sul, Portugal ou Uruguai. Portanto, essa será sempre uma avaliação que os apostadores e os especialistas terão que analisar e que poderá ameaçar esse tal favoritismo, especialmente em eliminatórias de apenas um jogo.
⦁ Principais rivais não se estão apresentando tão bem
Mesmo com um forte Brasil na última Copa do Mundo, a Seleção poderia não ser suficiente para derrotar a campeã do mundo França. No entanto, desde essa altura, a realidade é que a campeã do mundo está longe de conseguir apresentar o nível desejado. Com diversas polêmicas envolvendo seus principais jogadores – como Mbappé ou Benzema -, as mais do que garantidas ausências também acabam não ajudando, com destaque para Pogba e Kanté que, devido a lesão, ficarão de fora. Somado a isso, há a crença de que existem maldições lançadas contra o time de Deschamps. Já que, historicamente, os campeões do mundo, na edição seguinte, passam por sérias dificuldades.
Ora, para além da seleção francesa com resultados mais fracos do que o esperado (eliminada nos grupos da Liga das Nações), a realidade é que a vice-campeã europeia, Inglaterra, também está longe de estar em um bom momento. Com sérias dificuldades em marcar gols e até de ganhar seus jogos, a verdade é que a seleção de Southgate poderá estar até passando por problemas internas. Por outro lado, a seleção argentina, que até estava longe de ser considerada uma das favoritas, parece estar conseguindo finalmente se consolidar como uma real ameaça ao Brasil. A grande dúvida estará mesmo em perceber como seus principais elementos, mais veteranos, vão conseguir responder a possíveis 7 jogos competitivos em menos de um mês.