7 Oct 2018
Por amor a democracia

O brasileiro ama a democracia. Cerca de 85% dos mais escolarizados e dos mais ricos amam a democracia. Quase 70% do Brasil, de forma geral, ama a democracia.
Em um país dividido, com graves crises simultâneas, tsunamis morais, caos jurídico, enormes dificuldades econômicas, mal-estar em razão de um estado policial e o recrudescimento do autoritarismo mais tacanho, é um alento ver esse apreço pela democracia! Talvez a reunião nacional, a cura, talvez venha desse louco amor.
A onipresença das redes sociais derrubou as torres de marfim do conhecimento, onde os mais intelectualizados conseguiam se abrigar, obrigando todos a pastarem nas planícies rasas misturando-se à ignorância das “fake news”, numa espécie de surto coletivo. É entediante a repetição continuada da mesma retórica da intransigência a cada uma das últimas eleições. Muita vulgaridade, muita grosseria é distribuída a torto e a direito. O diálogo interpessoal é contaminado por uma retórica para multidões e permeado por grande perversidade e futilidade de argumentos. O passo subsequente foi a disseminação da violência. Nunca vimos tanta violência e tantos discursos violentos.
Vamos nos unir, então, em nosso amor à democracia. Vamos amar os valores que sustentam a democracia: vamos amar a transparência; vamos amar o respeito ao próximo; vamos amar a transigência; vamos amar a liberdade. Vamos tratar com carinho e afeto nossa jovem democracia.
E vamos rezar para que das urnas surja um país curado e livre de suas tão severas feridas. Vamos encher de amor as urnas do Brasil! Boa eleição.
Foto: Reprodução / Redes Sociais. Siga o insta @sitealoalobahia.