Por 8 votos a 3, Supremo mantém anulação de sentenças contra Lula

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (15) manter as anulações das setenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Com isso, o petista volta a ter seus direitos políticos e pode voltar a disputar eleições.

Os ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso votaram a favor.

A votação foi sobre um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que buscava reverter a anulação das condenações do ex-líder nacional.

Na prática, o plenário manteve a decisão do ministro Fachin, que considerou no mês passado que a Justiça Federal de Curitiba não era competente para investigar Lula, já que as acusações levantadas contra o ex-presidente não diziam respeito diretamente a um esquema de corrupção na Petrobras.

Ainda está em aberto se as quatro ações penais que miram Lula (do tríplex do Guarujá, do sitio de Atibaia e duas sobre o Instituto Lula) vão ser encaminhadas para a Justiça Federal do DF ou de São Paulo, onde serão retomadas e ganharão uma "nova vida". 

O julgamento será retomado na próxima quinta-feira, quando o plenário vai analisar um outro ponto delicado: se a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro vai ser arquivada ou não.

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias