Ponte do Crush: píer de Salvador que aparece em filme nacional completa 4 anos de demolição

Você já ouviu falar da Ponte do Crush? Se não souber do que se trata, deve estar achando que tem alguma coisa a ver com paquera, já que "crush" é um termo bastante conhecido, hoje, para se referir a pessoas nas quais se tem interesse amoroso. Mas Crush também era o nome de uma marca de refrigerante, uma das principais rivais da Fanta.

E o que uma coisa tem a ver com a outra? A fábrica da Crush ficava em frente à ponte, no bairro da Ribeira, na área da Cidade Baixa de Salvador. E foi assim que Ponte do Crush "pegou" bem mais do que o nome original "Ponte da Cruz", já que ela possuía inicialmente formato de cruz, mas logo sua parte superior e direita caíram. Em junho de 2023, a demolição total da ponte completou quatro anos. 
HLqhsxp.md.jpg
A ponte foi construída por volta de 1948 para escoar mercadorias da empresa Monsanto para o Porto de Salvador, no bairro do Comércio, evitando o caminho por terra, mal conservado e longo à época. Mas, claro, os moradores da região também deram outra utilidade. O local era um dos preferidos da juventude das décadas de 1980 e 1990.

A meninada adorava saltar da ponte, se arriscando nas mais variadas modalidades de pulo, o que rendia boas fotografias para ficarem registradas na memória de quem assistia ao espetáculo, que contava com toque especial do pôr do sol como pano de fundo. 
 
HLnjdMl.md.jpg
A mais famosa ponte da Península de Itapagipe reunia dezenas de banhistas nos finais de semana, pescadores solitários no despertar da manhã e também casais apaixonados no cair da tarde.

A ponte foi parte tão icônica da vida dos moradores da região que foi parar até em filme. Em “Cidade Baixa”, que tem como atores principais os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, a Ponte do Crush é uma das estrelas. Os dois interpretam Deco e Naldinho, respectivamente, que se conhecem ainda garotos e ganham a vida fazendo fretes e aplicando pequenos golpes a bordo do Dany Boy, um barco a vapor que compraram em parceria. 
 
HLqjxmx.md.jpg
Sob risco de desabar, a ponte foi demolida, em junho de 2019, pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop). O órgão entendeu que a estrutura estava comprometida, oferecendo risco, e não poderia ser recuperada.
HLqj511.md.jpg
Fotos: @celileitaofotografia, @derleicorreia, @myphantomtoy, @gi_seven e @derleicorreia

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias