Podendo ser vistas de Salvador, mais de 25 mil baleias jubartes são esperadas no litoral brasileiro este ano

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

Elas estão voltando! A temporada de baleias jubartes no litoral brasileiro se inicia agora em junho e segue até outubro. Salvador está nas áreas mais comuns na Bahia para avistar estes animais, juntamente com o Banco de Abrolhos, no sul do estado, e Praia do Forte, no litoral norte baiano. A capital baiana e a antiga vila de pescadores do município de Mata de São João oferecem grandes possibilidades de ver o mamífero marinho nos passeios de observação em embarcações.

A expectativa é que tenhamos um grande número de animais revisitando o litoral brasileiro, já que, segundo o último censo aéreo no ano passado, a população de baleias jubartes ultrapassou a marca de 25 mil indivíduos”, ressaltou Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, criado em 1988 visando estudar e proteger a população remanescente do animal marinho no Brasil.
  H6kGjvS.md.jpg  
A baleia jubarte procura o litoral brasileiro neste período para procurar águas quentes e protegidas para o nascimento dos filhotes. O animal pode atingir até 16 metros de comprimento, pesar até cerca de 30 toneladas e é facilmente identificável pela coloração quase negra do corpo, pela nadadeira dorsal típica da espécie, pelas grandes nadadeiras peitorais - que podem chegar a ter 1/3 do seu comprimento -, e pela cauda cuja face inferior possui padrões de coloração em branco e preto, que são únicos para cada indivíduo, permitindo sua identificação individual.

A recomendação é não se aproximar das baleias a menos de 100 metros – inclusive previsto na legislação brasileira, que proíbe o mergulho junto a esses animais. “As jubartes são dóceis, porém demandam um cuidado ao estar perto. Mesmo assim, é seguro o turismo de observação de baleias da forma que é regulamentada no Brasil. A recomendação é que as pessoas procurem empresas de turismo parceiras do Projeto Baleia Jubarte, pois as mesmas passaram por treinamento e capacitação para o desenvolvimento da atividade”, contou Gustavo Rodamilans ao Alô Alô Bahia.
H6kGwy7.md.jpg
Turismo de observação de baleias
O Projeto Baleia Jubarte fomenta o turismo de observação de baleias, uma atividade turística considerada sustentável. Na Bahia, empresas parceiras realizam o passeio em diversas cidades, como Caravelas, Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Salvador e Praia do Forte.

“O que nós recomendamos é que as pessoas procurem empresas que se preocupam principalmente com a segurança do turista, quanto do animal. Para isso, o Projeto Baleia Jubarte trabalha com empresas parceiras onde avaliamos as embarcações, a segurança das mesmas, treinamos e capacitamos as equipes para que o turista se sinta seguro e saia encantado com a atividade, já que se trata de uma atividade em alto mar”, disse o coordenador do Projeto Baleia Jubarte.
H6kGOu9.md.jpg
Encalhes na praia
Infelizmente, os encalhes deste animal marinho podem acontecer neste período em que eles visitam o litoral brasileiro. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, diversos fatores podem causar o encalhamento: desde causas naturais, como doenças, ou humanas, quando, por exemplo, os bichos ficam presos em redes de emalhe ou são atropelados por grandes embarcações.
H6kGha2.md.jpg
A recomendação é que a população entre em contato com o Projeto Baleia Jubarte de imediato, que irá examinar o animal.  “Quando com vida, avaliamos a possibilidade de devolvermos o animal para o mar. Ou entramos em contato com os órgãos municipais responsáveis para a destinação da carcaça, no caso de animais já mortos”, revelou Gustavo.

Para casos de encalhes de baleias, os contatos do Projeto Baleia Jubarte são: 71 99657-2056 (de Ilhéus até o Litoral Norte da Bahia) e 73 98802-1874 (Litoral Sul e Centro da Bahia). Mais informações também no Instagram @projetobaleiajubarte.

Fotos: Divulgação/Projeto Baleia Jubarte.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias