3 Aug 2021

Pituba ganha unidade para recebimento de resíduos recicláveis nesta quarta (4)

Gabriela Cruz

Gabriela Cruz é jornalista, ilustradora e escreve para o Alô Alô Bahia. 

Pituba ganha unidade para recebimento de resíduos recicláveis nesta quarta (4)
Mais uma unidade para recebimento de resíduos recicláveis será aberta em Salvador. Iniciativa da Prefeitura em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, a nona Casa So+ma em funcionamento na cidade começa a funcionar a partir das 9h desta quarta-feira (4), na Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba). O objetivo é chegar à 12 pontos ainda neste semestre.

“Cada Casa So+ma aberta na cidade é mais uma possibilidade de avançarmos na direção certa de Salvador se tornar uma cidade cada vez mais sustentável. São condições que estamos dando para que o cidadão exerça a sua cidadania no sentido ambiental e social”, reforça a titular da Secis, Edna França. "Cada unidade dessa é a esperança de renda para famílias de catadores e contribui para menos resíduos recicláveis nas ruas, nas praias, no aterro, o que ajuda ao enfrentamento também das mudanças climáticas que estamos vivendo", completa.

O novo espaço, que atenderá cerca de 65 mil pessoas, permite que a população reverta seus materiais recicláveis em pontos por meio do programa So+ma Vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou, ainda, possa transferir doações para ONGs locais.

Desde a abertura das casas em 11 de junho, já houve mais de 3 mil novos participantes que se cadastraram no So+ma Vantagens para levar seus materiais, acumular pontos e trocar por benefícios. Além disso, já foram recebidos mais de 57 mil quilos de materiais recicláveis que ajudaram na renda de cooperativas da cidade e foram enviadas para a reciclagem.
 
Foto: Jefferson Peixoto/Secom. Siga o insta @sitealoalobahia
 

NOTAS RECENTES