PIB baiano deve crescer 1,5% em 2023, aponta estudo

redacao@aloalobahia.com

O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, que mede o volume de riquezas produzidas no estado, deve crescer cerca de 1,5% em 2023. É o que aponta um estudo realizado pela Gerência de Desenvolvimento Industrial (GDI), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). 

De acordo com o divulgado, o resultado positivo terá relação direta com o desempenho do setor de Serviços, que apresentará crescimento estimado em 2,7%. Já os segmentos de Indústria e Agropecuária deverão registrar perdas de 0,7% e 0,1%, respectivamente.

O estudo aponta ainda que, se considerados os últimos 10 anos, o PIB da Bahia registrou o menor desempenho no comparativo com as principais economias do Nordeste. Com um acumulado de 2% de crescimento, fica atrás do Ceará (+3,3%) e de Pernambuco (+2,6%). 

No mesmo período, o indicador também deve fechar o ano abaixo das projeções feitas para a economia nacional, que são de um PIB de 4,5%. O PIB per capita ratifica o fraco desempenho da economia baiana, com queda de 0,3% no mesmo período. 

A renda per capita na Bahia é 0,56% da média do Brasil, ocupando a 18ª posição entre os 27 estados da federação.

* Por Gabriela Cruz. Foto: Shutterstock.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias