29 Mar 2020
Pessoas em situação de rua terão três mil refeições por dia

Trata-se de mais uma medida emergencial contra os efeitos da pandemia do coronavírus na cidade. De acordo com a titular da Sempre, Ana Paula Matos, a ação se soma a uma série de outras medidas que tem sido adotadas para proteger a população mais vulnerável à crise, pois tem uma imunidade mais fragilizada.
"Estamos oferecendo refeições para garantir a alimentação e por entender que precisamos fortalecer a saúde dessas pessoas. Esse vírus ataca pessoas mais debilitadas. Além das quentinhas, aumentamos nossa equipe de abordagem, realizando ainda a entrega de kits de higienização. Além disso, abriremos mais 500 novas vagas para acolhimento ainda nesta semana (hoje a Prefeitura conta com 600 fixas)", disse a secretária.
As refeições serão distribuídas duas vezes ao dia, na sede do Movimento População de Rua da Bahia, no Pelourinho. Uma outra iniciativa foi a disponibilização de 600 máscaras e mil luvas para proteção pessoal. Além disso, a gestão municipal deve disponibilizar, a partir dessa semana, contêineres para higienização pessoal para moradores de rua que serão instalados em locais estratégicos.
Uma outra iniciativa é a oferta de vagas para abrigamento e a busca de estruturas como hotéis e motéis fechados para criação de mais espaços via requisição administrativa, respaldada em decreto. A meta é chegar a 500 vagas. Os abrigos possuem alimentação, acompanhamento médico, higiene, conforto e segurança, no intuito de que os cidadãos possam sair da condição de rua. Também são oferecidas 20 vagas para crianças, através da Fundação Cidade-Mãe (FCM).
Também serão contratadas em caráter emergencial, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), unidades de consultório de rua para garantir atendimento médico a esta população. Os Centros de Referência e Assistência à População de Rua (Centros Pop) estão sendo reconfigurados nesse período de combate ao coronavírus, com a criação de salas de espera onde é possível fazer higienização com banho, utilização de álcool gel e lanche.
Foto: Valter Pontes/Secom. Siga o insta @sitealoalobahia