Pesquisa sobre diabetes realizada na UniFTC é selecionada em programa do Ministério da Saúde

Com o objetivo de contribuir para o tratamento das complicações que podem ocorrer no pé das pessoas com diabetes, que são responsáveis por 70% das amputações não traumáticas realizadas no Brasil, professores da Rede UniFTC, através do projeto de pesquisa Vascor, vêm trabalhando para melhorar o diagnóstico da Doença Arterial Obstrutiva Periférica e evitar amputações decorrentes dessas complicações.

A pesquisa "Detecção precoce de doença arterial obstrutiva periférica entre indivíduos portadores de diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde", realizada pelo grupo, alcançou um importante reconhecimento e acaba de ser aprovada no edital público de financiamento (Chamada 02/2020 PPSUS) vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. 

Com a conquista, cerca de R$ 136 mil serão destinados à pesquisa de métodos não invasivos, portáveis e acessíveis para a detecção precoce da DAOP em ambientes não especializados, como a Atenção Primária à Saúde. 

“A aprovação do nosso projeto no PPSUS representa, antes de tudo, a superação de um desafio e também uma satisfação imensa. É uma felicidade enorme saber que, ao final de tudo, iremos contribuir com informações que vão agregar qualidade de vida aos pacientes”, destacaa a doutora em Ciências e docente da Rede UniFTC Cecília Freitas, que é co-autora do projeto. 

O PPSUS é um programa de pesquisa conduzido pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que busca apoiar pesquisas voltadas à problemas de saúde pública e ao fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias