Mais da metade dos bares e restaurantes da Bahia estão com contas atrasadas

redacao@aloalobahia.com

Uma pesquisa realizada pela Abrasel com empresários do setor entre os dias 24 e 31 de junho na Bahia trouxe dados importantes para entender a saúde financeira de bares e restaurantes no estado. De acordo com o resultado, 53% dos empresários têm pagamentos em atraso. Dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos foram citadas.
 
Os dados revelam que entre as empresas que têm débitos em atraso, 86% devem impostos federais, como imposto de renda, pis/cofins ou parcelas do Simples. Outros 45% são serviços de água/luz/gás/telefonia, 41% devem impostos estaduais, 34% têm débitos com fornecedores de insumos, 31% encargos trabalhistas, 24% estão com o aluguel atrasado e 21% taxas municipais.

A pesquisa aponta ainda que 41% dos entrevistados trabalharam em maio com prejuízo. Enquanto isso, a porcentagem de empresas que tiveram lucro foi de 31% e as que “empataram” foi de 28%. “Infelizmente ainda temos 69% dos bares e restaurantes trabalhando no prejuízo ou sem conseguir gerar lucro. Desde o fim da pandemia esperamos programas de ajuda real ao segmento, mas as autoridades não têm dado à devida importância ao segmento, que está prestes a viver um colapso, e é um dos maiores empregadores do estado”, destaca o presidente da Abrasel na Bahia, Leandro Menezes.
 
Caso mude o cenário, a mesma pesquisa aponta que 33% dos empresários pretendem contratar e outros 49% querem manter o quadro atual. Apenas 17% indicaram que pretendem demitir. O estudo revela ainda que 86% dos entrevistados contratam sem experiência e quase totalidade dá o primeiro emprego e capacita a mão de obra internamente. Por fim, 79% têm política de ascensão profissional, quatro em cada cinco empresas têm política, mesmo que informal, para reconhecer e promover talentos.
 

* Por Kirk Moreno. Foto: Marcos Serra Lima. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias