6 Aug 2023
Pedro Arapiraca leva duplo ouro no brasileiro U-15 de wrestling e vai representar o Brasil no pan-americano, no Panamá

"Fiz uma final duríssima com um atleta do professor Anderson, do Amazonas, e ainda assim consegui vencer todas as lutas por touche ou superioridade técnica. Obrigado a todos que contribuíram com essa conquista. Eu tenho muito a agradecer a cada um", celebrou ele, numa foto cheia de pose com dois cinturões nos ombros e um óculos no estilo juliet.
O evento esportivo contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, e do presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Flavio Cabral Neves. “Esse é um campeonato de importância para o desenvolvimento do wrestling nacional. Para os atletas, é a primeira oportunidade de ingressar na equipe brasileira e disputar uma competição nas Américas”, explica Flavio Cabral.
Pedro já integra a Seleção Brasileira de Wrestling e também se prepara para disputar o Gymnasiade U15, no Rio de Janeiro, ainda este mês. O Gymnasiade U15 é conhecido como os Jogos Mundiais de Esportes Escolares para atletas de até 15 anos. O evento é organizado pela Federação Internacional de Esportes Escolares (ISF), que conta com a participação de 132 países membros de todos os continentes.
Também conhecido como luta olímpica, o wrestling é um dos esportes mais antigos de que se tem registro e começou a ser praticado na Grécia. Hoje, Cuba, Estados Unidos e Rússia são as principais potências neste esporte. Pedro passou a ter contato com o wrestling em 2021, quando foi convocado para representar a Federação de Luta Olímpica da Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros, os JEBs. Antes, se dedicava ao judô, jiu-jitsu e capoeira.
Atleta Destaque 2022
Pedro Arapiraca foi homenageado, em abril deste ano, na 10ª edição do prêmio Melhores do Esporte, tido como o "Oscar" do esporte baiano. Ele foi indicado pela Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e teve sua atuação no wrestling reconhecida pelas conquistas, entre elas o título de bicampeão brasileiro nos JEBs (2021 e 2022), o que lhe fez ser convocado para a Seleção Brasileira SUB 15 de Wrestling.
Foto: Reprodução/Instagram