'Paz': Largo do Bonfim volta a receber monumento pelo fim da violência

redacao@aloalobahia.com

Largo do Bonfim vai voltar a receber um monumento dedicado à paz, em alusão a uma campanha pelo fim da violência. A cerimônia acontece na sexta-feira (5) e terá a presença do reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, cônego Edson Menezes da Silva, às 10h. Quem subir a Colina Sagrada vai se deparar com o monumento com a palavra "PAZ", estrutura que já fazia parte do cenário do local em anos anteriores. Desta vez, a palavra será confeccionada com as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim que foram amarradas no gradil da Basílica Santuário desde o final do ano passado.

De acordo com a Arquidiocese de Salvador, o evento, marcado para a primeira sexta-feira do mês de maio, também fará um clamor pelo incentivo e promoção da Cultura da Paz no cotidiano da cidade de Salvador e na Bahia. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância de atitudes pacíficas que possibilitam a prática do respeito e da superação das intolerâncias, dos preconceitos e da violência no território baiano.

“Atualmente, estamos vivendo uma onda de violência, de disseminação do ódio, do incentivo à divisão que tem gerado medo e insegurança para a população”, ressalta padre Edson, que é reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.


Além da reinstalação do monumento, durante a cerimônia, acontecerá uma programação inter-religiosa com a participação de representantes de segmentos religiosos atuantes no estado, vinculados ao Conselho Inter-Religioso da Bahia (CONIRB) e ao Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs (CEBIC). Na ocasião, devotos do Senhor do Bonfim, a população em geral, autoridades civis e militares, membros de escolas particulares e públicas de Salvador são convidados a participarem desta ação, que visa o fortalecimento ao pedido de paz.

Monumento foi criado há dois anos

Criada em 2021 a partir da idealização de padre Edson e produção do artista plástico Ito Pedreira, a obra de arte mede cerca de 1,50m de altura, 3m de largura e tem 15kg de peso total. Sua primeira versão foi instalada no mesmo ano de criação e desenvolvida em alto relevo, com símbolos religiosos que faziam referência ao cristianismo, candomblé e judaísmo, entre outras crenças, uma vez que a Igreja Católica no Brasil vivia a Campanha da Fraternidade Ecumênica. Em 2023, o monumento contará com adaptações que simbolizam cada fiel, devoto e turista que sobe a Colina Sagrada para agradecer ou pedir graças. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Drone_ly // Gildo Lima/ Arquidiocese de Salvador.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias