Passaporte japonês é o mais poderoso do mundo; saiba da situação do Brasil

redacao@aloalobahia.com

O passaporte japonês confirmou sua liderança na geopolítica mundial, sendo eleito o mais poderoso do mundo. O ranking é divulgado trimestralmente pela consultoria de imigração Henley & Partners, e foi anunciado nesta quarta (20).
 
A lista é elaborada com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e considera países que não exigem visto, sendo necessária apenas a apresentação do passaporte.
 
Em seu 17º ano, o estudo avalia 199 passaportes e o acesso a 227 destinos. Nos dados do terceiro trimestre de 2022, o documento japonês garante acesso a 193 países, na frente de Singapura e Coreia do Sul, empatados, com passaportes que abrem portas em 192 nações.
 
Este ano, o Brasil subiu uma posição no ranking e agora tem o 19º passaporte mais influente, empatado com o da Argentina, ambos garantindo passagem por 170 fronteiras nacionais.
 
Segundo análise, as nações que lideram são as que estão longe de áreas de conflito, que transmitem estabilidade e confiança. Por isso, o passaporte está enfraquecido e o ucraniano ganhou força em função do acolhimento de diversos países aos refugiados da guerra.
 
O "vencedor" da pandemia foi o passaporte dos Emirados Árabes Unidos, em 15º lugar, com acesso irrestrito a 176 países. Em 2012, ele aparecia na 64ª colocação, com entrada livre a apenas 106 países. O sucesso seria explicado por “iniciativas ambiciosas para atrair indivíduos de grande perfil aquisitivo e habilidosos profissionais expatriados".
 
Os mais influentes do mundo:
 
1º. Japão (aceito em 193 países)
2º. Singapura e Coreia do Sul (192 países)
3º. Alemanha e Espanha (190 países)
4º. Finlândia, Itália, Luxemburgo (189 países)
5º. Áustria, Dinamarca, Países Baixos e Suécia (188 países)
6º. França, Reino Unido, Irlanda e Portugal (187 países)
7º. Bélgica, Nova Zelândia, Suíça, Noruega e Estados Unidos (186 países)
 
Foto: Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias