Partícula rara e com alta concentração de energia é detectada caindo na Terra; saiba o que é a 'Amaterasu'

redacao@aloalobahia.com

Astrônomos detectaram uma partícula de energia rara e extremamente alta caindo do espaço para a Terra. A informação foi publicada nesta semana em um artigo na renomada revista Science. Nomeado como Amaterasu, em homenagem à deusa do sol na mitologia japonesa, trata-se de um dos raios cósmicos de maior energia já detectados pelo ser humano. A pesquisa foi divulgada por pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka e de Utah. Também colaborou a Universidade de Tóquio, no Japão.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Toshihiro Fujii, pesquisador da Universidade Metropolitana de Osaka, explica que eles ainda não sabem de onde a partícula veio e nem quais processos estão por trás dela, mas os astrônomos acreditam que ela tenha surgido a partir de eventos celestes “poderosos”, já que tem tanta energia acumulada e é tão rara. 

Amaterasu foi detectada em 2021 pelo experimento Telescope Array, formado por mais de 500 detectores em uma área de 700 km², posicionados para identificarem raios cósmicos ultraenergéticos. Sua energia é tamanha que, inicialmente, a equipe refez os cálculos, porque pensaram que a detecção foi um erro dos instrumentos.

Para se ter ideia, a Amaterasu tem energia superior a 240 exa-elétron-volts (EeV), valor milhões de vezes maior do que o das partículas colocadas no Grande Colisor de Hádrons, o acelerador mais poderoso já construído. Ela estaria atrás apenas da partícula Oh-My-God, outro raio cósmico de altíssima energia, que foi detectado em 1991 e tinha 320 EeV.

Os raios cósmicos vêm dos eventos mais energéticos do universo, e são feitos de partículas com diferentes níveis energéticos. Quando atingem a atmosfera da Terra, eles colidem com outras partículas ali e formam uma chuva de novas partículas, as quais podem ser detectadas por instrumentos como o Telescope Array.

* Publicado por Matheus Simoni. Foto: Osaka Metropolitan University

​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias