Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no Sul da Bahia, completa 40 anos e recebe atividades especiais

redacao@aloalobahia.com

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o primeiro do Brasil, completa nesta quinta-feira (6) 40 anos de história. Localizado em Caravelas, no Sul da Bahia, a unidade de conservação conta com a ajuda do projeto Coral Vivo para proteger a região com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul.

O Parque abrange uma porção significativa do maior banco de corais e mais importante berçário das baleias jubartes do Atlântico Sul, além de espécies de tartarugas marinhas, aves marinhas e uma infinidade de peixes e invertebrados. A região despertou grande curiosidade de Charles Darwin e outros cientistas e ilustres navegantes como Américo Vespúcio, que já estiveram no local.

Para comemorar os 40 anos do local, o projeto Coral Vivo vai realizar uma série de atividades culturais e educativas junto à comunidade local e aos visitantes do Parque e da localidade até o final do mês de abril.

HOVCIP2.md.jpg
Programação especial de aniversário

Nesta quinta, acontece o lançamento do vídeo e do mapa digital "#ChapeirãoPierreAbrolhos360". A gravação, feita em 360º, conduz o espectador em um mergulho pelas extraordinárias formações de recifes da unidade de conservação. O público poderá assistir ao vídeo utilizando óculos de realidade virtual dentro do Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Haverá também uma roda de conversa sobre o uso das novas ferramentas tecnológicas como apoio ao trabalho de interpretação ambiental. 
 
Entre os dias 17 e 20 de abril, serão realizados encontros pedagógicos em parceria com as secretarias municipais de educação de Caravelas, Prado e Alcobaça. Nessas oportunidades serão elaboradas estratégias e ações de “ciência cidadã” nas salas de aula, com apoio de obras e materiais didáticos e paradidáticos produzidos pelo Projeto Coral Vivo. 

Os eventos organizados pelo Coral Vivo terminam no dia 25 de abril, com a “Noite de Cinema”, que acontece na Praça de Eventos de Caravelas. Serão exibidos, a partir das 19h, episódios da série "Amar o Mar", produzida pelo Coral Vivo e disponível no YouTube do projeto. 

O Parque e o projeto Coral Vivo

Além de sua importância para a biodiversidade e o meio ambiente, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos foi fundamental no desenvolvimento de pesquisas sobre os recifes brasileiros. Os fundadores do Coral Vivo, Dr. Clovis Castro e Dra. Débora Pires, realizaram pesquisas na unidade de conservação desde a década de 1980. 

Clovis Castro contribuiu para a criação do parque quando participou como voluntário de uma expedição para avaliar biologicamente a região de Abrolhos, em 1981, em seu primeiro ano de mestrado no Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Athila Bertoncini/Coral Vivo.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias