Paredes rachadas e copos quebrados: Novo tremor de terra é registrado na Bahia

redacao@aloalobahia.com

Um novo tremor de terra foi registrado na Bahia nesta quinta-feira (21), no município de Tanque Novo, localizado ao norte do estado. O tremor foi registrado pelas estações sismográficas operadas e mantidas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

A magnitude preliminar do evento sísmico foi calculada em 3.2 mR. Os moradores relataram que paredes de casas ficaram rachadas, forros de gesso trincados e copos de vidro quebraram após o abalo sísmico. Não há informações sobre feridos.

Segundo os moradores, o tremor de terra aconteceu por volta das 4h30 e foi sentido por pessoas que moram no centro da cidade e na zona rural. "Foi um abalo tão forte que primeiro achei que fosse alguma coisa com fogo, em casa, mas vi que não tinha. Escutei um estrondo, como se tivesse estourado a casa", relatou o advogado Edilson Brito em entrevista à TV Bahia. "Senti também a cama tremer. Pensei: 'será que é um terremoto? Esse barulho demorou aproximadamente um minuto", completou.

Apesar dos relatos dos moradores, o LabSis informou que não foi procurado por pessoas que sentiram o tremor de terra no município.

A última atividade sísmica divulgada pelo LabSis/UFRN no estado da Bahia foi na última terça-feira (19), no município de Jaguarari, às 13h21 UTC, com magnitude calculada em 1.8 mR.

Dicas de segurança
O LABSIS informou ainda dicas de segurança importantes de como agir durante um tremor Confira abaixo:
  • Proteja-se. Quando sentir o tremor, proteja-se sob uma mesa ou mesa resistente use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam;
  • Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as (incluindo fornos a gás);
  • Procure manter a calma e evitar objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível;
  • Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário. (As portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas se a fundação do edifício se deslocar muito.)
  • Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar;
  • Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada. Parta para terrenos mais altos se estiver na costa;
  • Obtenha informações precisas e oficiais e siga as instruções. (Em 2011, houve uma enxurrada de informações imprecisas que se espalharam online após o terremoto.)
  • Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em seu escritório ou casa antes de sair, se o tempo permitir.

*Por N.R. Foto: Reprodução/Redes sociais. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias