Papa emérito Bento XVI morre no Vaticano aos 95 anos

redacao@aloalobahia.com

O Papa emérito Bento XVI, de 95 anos, morreu neste sábado (31), anunciou o Vaticano em um comunicado divulgado pelas redes sociais. “É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”, escreveu o perfil oficial da Santa Sé no Twitter, prometendo trazer mais detalhes sobre a morte em breve.

O religioso alemão estava com a saúde frágil e o Papa Francisco chegou a pedir orações para ele, nesta semana. Bento XVI foi papa entre 2005 e 2013, quando renunciou ao cargo. “Eu gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial pelo papa emérito Bento (...) lembrem dele, porque está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o apoie”, declarou.

Joseph Ratzinger renunciou ao papado em 11 de fevereiro de 2013, tornando-se o primeiro pontífice a abrir mão do posto em seis séculos. A decisão foi motivada por questões de saúde. Após oito anos de pontificado (2005-2013), período marcado por várias crises, o renomado teólogo foi afetado no início de 2022 pelo escândalo de abusos sexuais contra crianças na Igreja Católica da Alemanha.

Antes do papado, ele foi professor de Teologia durante 25 anos na Alemanha, antes de ser nomeado arcebispo de Munique. Em seguida, virou o guardião do dogma da Igreja Católica durante outros 25 anos em Roma. Ele foi eleito líder da instituição em abril de 2005, como sucessor do polonês João Paulo II. Além disso, foi nomeado Cardeal em 1977.

Nascido em 1927, em uma família com condições econômicas modestas, Ratzinger viveu a infância e adolescência em Traunstein, uma pequena cidade perto da fronteira com a Áustria. O pai dele era comissário de polícia e mãe, filha de artesãos.

Como principal nome da Igreja Católica, defendeu uma linha conservadora em temas como aborto, homossexualidade e eutanásia. Algumas de suas declarações provocaram confusão, sobre o islã, o uso de preservativo contra o HIV ou a excomunhão de quatro bispos fundamentalistas em 2009. Com informações de agências internacionais.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias