Palacete das Artes apresenta exposições sobre a presença italiana na arquitetura soteropolitana e carioca

Na próxima terça-feira (9), o Palacete das Artes, na Graça, apresentará as exposições Dell’Architettura “A presença italiana na paisagem soteropolitana”, no andar térreo, e “Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca”, no pavimento superior, ambas realizadas pelo Instituto Italiano de Cultura.

A primeira tem curadoria de Nivaldo Andrade, que reuniu registros da influência de engenheiros, arquitetos, construtores, decoradores, pintores e escultores oriundos de diversas regiões italianas. Estes profissionais transformaram a paisagem soteropolitana nas três primeiras décadas do século passado, imprimindo um ar mais urbano à capital baiana.

O palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, atual Palacete das Artes, foi justamente a obra que assinalou o início deste processo em Salvador. Para projetá-lo, o proprietário trouxe o “architecto constructor” Battista Rossi, que se consolidou como o projetista preferido da nova burguesia baiana.

Já a mostra “Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca” apresenta o legado deixado por arquitetos italianos no Rio de Janeiro através de 37 painéis fotográficos em preto e branco de prédios que têm a Itália no DNA. As imagens são do fotógrafo, professor e artista visual Aristides Corrêa Dutra, que assina a curadoria e os textos da mostra juntamente com a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Livia Raponi.

 As exposições serão abertas na próxima terça-feira (9), às 18h30, com visitação aberta ao público de 10 de agosto a 9 de outubro, de terça a sábado, das 13h às 18h, com entrada gratuita.
 
Foto: Fábio Marconi. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias