OSID e Neoenergia Coelba assinam termo de cooperação para instação de usina solar e sistema de armazenamento de energia

redacao@aloalobahia.com

Parceira e apoiadora das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) há anos, a Neoenergia Coelba realizou mais uma significativa entrega social à instituição. Nesta quinta-feira (16), a distribuidora assinou um termo de cooperação que garantirá a instalação de uma nova usina solar (850 kWp) e um sistema de armazenamento de energia (1800 kWh/dia) no Hospital Santo Antônio.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se


Ambos os sistemas irão gerar uma economia de energia estimada em 1.268 megawatt-hora (MWh) por ano e 600 quilowatts (kW) de redução de demanda no horário de pico da distribuidora, resultando em uma economia anual para a OSID de R$ 1,5 milhão nas despesas com energia elétrica.
JnYEQ9V.md.jpgA Neoenergia Coelba vai investir R$ 11 milhões, através do seu Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na instalação da usina solar fotovoltaica, com capacidade de 850 quilowatt de potência de pico (kWp), e no sistema de armazenamento, capaz de armazenar até 1.800 quilowatt-hora por dia. 

A usina irá suprir aproximadamente 20% de todo o consumo de energia do hospital enquanto o sistema de armazenamento atenderá a 80% do seu consumo no horário de pico, reduzindo significativamente a demanda por energia no horário de maior tarifa que é das 18h às 21h.
JnYEs8Q.md.jpg
“Estamos orgulhosos em contribuir para a missão das Obras Sociais Irmã Dulce não apenas gerando inovação e sustentabilidade, mas, também, fortalecendo o importante serviço que é prestado aos baianos. A economia alcançada com a usina solar e o sistema de armazenamento impulsionará a OSID a oferecer mais assistência a milhões de pessoas”, afirma o diretor presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

A economia gerada pela usina solar permitirá que as Obras Sociais Irmã Dulce redirecionem o valor para outras iniciativas da instituição, que acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano no estado. Ainda na Bahia, a OSID é responsável pela realização de 5,6 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, sendo 2 milhões somente em sua sede, em Salvador. 

Entre o público acolhido pela instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres estão idosos, pacientes oncológicos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social.

O sistema de geração a ser instalado não poderá injetar energia na rede da Neoenergia Coelba, pois a OSID é um cliente livre e, portanto, precisará utilizar ou armazenar a energia elétrica para utilizar em horários de maior demanda ou de maior custo para o hospital, chamado de sistema zero grid.

“Essa parceria com a Neoenergia reafirma um compromisso com a sustentabilidade ambiental e social. Além de contribuir para a proteção do meio ambiente, a iniciativa possibilitará que a OSID, através da redução nos custos com energia elétrica, aplique essa economia na manutenção dos serviços prestados à população, em especial aos mais necessitados”, ressalta Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce.

Para a instalação do sistema zero grid na OSID, a distribuidora conta com a parceria da GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional para o desenvolvimento sustentável). O projeto e o acompanhamento das instalações serão realizados por consultores contratados pela agência, como parte da ação de cooperação técnica.

 

Publicado por Gabriela Cruz. Foto: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias