Operação contra fraudes fiscais descortina organização criminosa na Bahia

Sete dos oito presos em uma operação feita contra fraudes fiscais, na Bahia, nesta quarta-feira (14), são da mesma família. De acordo com a polícia, na ação, cerca de 100 carros, duas lanchas, sete motos aquáticas e R$ 70 mil em cédulas, computadores e documentos foram apreendidos.
 
Na capital baiana, apenas uma pessoa foi presa. As outras seis prisões na Bahia foram em Camaçari (3); Feira de Santana (2); Mata de São João (1). A oitava prisão foi em Itajaí (SC). Esse suspeito não faz parte da mesma família.
 
A organização criminosa agia há 10 anos, segundo a força-tarefa integrada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), Ministério Público Estadual (MP-BA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).
 
Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na cidade baiana de São Gonçalo dos Campos.
 
Em Salvador, os mandados foram cumpridos em um condomínio na região do Cidade Jardim e também no Porto Trapiche, na Avenida Contorno.
 
Entenda o caso

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o alvo da operação foi um grupo de comércio atacadista de alimentos e pescados, que utilizava laranjas em simulações de contratos sociais. As investigações apontam que a organização criminosa acumulou R$ 75 milhões em dívidas tributárias.

Ainda de acordo com a SSP, a organização criminosa também fazia compra em nomes de terceiros e empresas criadas apenas para emitir notas fiscais frias, além de outras fraudes, como evasão de receita e sonegação fiscal.

A operação foi denominada Hidra e tem apoio do Ministério Público da Bahia (MP-BA), da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), de equipes do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e da Coordenação de Operações Especiais (COE).
 
Foto: divulgação/SSP-BA. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias