Onda extrema de calor volta a predominar no Brasil nesta semana

redacao@aloalobahia.com

A região Centro-Sul do Brasil viverá uma onda de calor muito intensa nesta semana. Segundo a agência MetSul Meteorologia, a projeção aponta para a metade deste mês o ingresso de ar muito quente nos estados do desta região do país, o que fará com que a temperatura dispare a alcance valores muito altos, inclusive ao redor dos 40ºC e acima dos 40ºC. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O Rio Grande do Sul teve um episódio de calor muito intenso de um dia apenas no início do mês, mas não foi de grande abrangência. Desta vez, o calor forte a intenso atingirá uma área muito maior no território brasileiro, afetando diversos estados. A massa de ar quente será ampla e vai alcançar os estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste com marcas muito acima da média histórica de dezembro, entretanto os maiores desvios da climatologia histórica tendem a se dar no Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul.

A região Nordeste não sentirá grande efeito da massa de ar quente num primeiro momento. 

No Centro-Oeste, normalmente, os dias mais quentes do ano ocorrem no fim do inverno e durante a primavera, no final da temporada seca. No trimestre de verão, dezembro a fevereiro, a maior ocorrência de chuva e a maior presença de umidade costuma frustrar extremos de temperatura alta. Mesmo assim, a tendência é que entre o final desta semana e o começo da próxima as temperaturas atinjam valores muito altos no Centro-Oeste com marcas mais comuns de se observar nos períodos mais quentes da primavera do que em dezembro, sobretudo nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Máximas na casa dos 40ºC, que se tornam menos prováveis nesta época pela atmosfera mais úmida, podem ser anotadas nos dois estados do Centro-Oeste. Calor muito intenso para os padrões de dezembro pode atingir ainda o interior de São Paulo, onde também nesta época do ano a chuva habitualmente evita máximas muito altas como as da estação seca. 

* Publicado por Matheus Simoni. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias