OMS monitora casos de pneumonia misteriosa na Argentina

redacao@aloalobahia.com

A Organização Mundial de Saúde (OMS) monitora atualmente 10 casos de uma pneumonia desconhecida em uma clínica privada de Tucumán, na Argentina. Três mortes já foram registradas com o surto.
 
Os primeiros pacientes apresentaram sintomas entre 18 e 22 de agosto. Na última terça-feira (30), um relatório inicial incluiu entre os contaminados cinco profissionais de saúde e um paciente da mesma unidade médica.
 
Mais três casos foram relatados na quinta-feira (1º) e o 10º caso foi registrado na sexta-feira (2). Os sintomas incluem febre, dores musculares e abdominais, diarreia e falta de ar.
 
Como testes iniciais para vírus respiratórios conhecidos e de outros agentes (virais, bacterianos e fúngicos) deram negativo, amostras biológicas foram enviadas à Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde da Argentina para testes adicionais, que incluirão análise da presença de toxinas.
 
Segundo jornais locais, os primeiros resultados apontaram positivo para a bactéria legionela, não identificada em testes iniciais.

Especialistas analisam ainda a água e o sistema de ar-condicionado da clínica, para identificar uma possível contaminação ou envenenamento. Acredita-se que, como os pulmões são fortemente atacados, a causa deve estar ligada a algo inalado pelas vítimas.
 
"Não estamos lidando com uma doença transmitida de pessoa para pessoa", segundo Hector Sale, presidente da faculdade de medicina da província de Tucumán. De acordo com ele, não foram identificados casos entre contatos próximos dos pacientes.
 
Foto: AFP/ Telam/ Diego Araoz. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias