Oferendas a Iemanjá devem levar em conta cuidado com meio ambiente; confira dicas

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Odò Ìyá! A sexta-feira, 2 de fevereiro, é dia de festa no mar e, para a festa ficar ainda mais bonita, vale lembrar aos devotos da importância de optar por presentes feitos com materiais menos poluentes. Os resíduos, de maneira geral, não se decompõe rapidamente e, aos poucos, são ingeridos por peixes e outros animais marinhos, retornando à nossa mesa, com consequências ainda desconhecidas para sua saúde.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Centenária, a tradição de festejar Iemanjá nasceu em uma época em que ainda não se falava sobre sustentabilidade e não se pesquisava sobre as consequências do depósito de materiais industrializados na natureza. Como destacou William Freitas, presidente da Redemar, em entrevista ao jornal Correio, "o mais importante é depositar energia e fé".

Veja o que não jogar no mar, não só no 2 de fevereiro, claro:

* o perfume de alfazema é um composto químico que pode causar impactos negativos; evite despejá-lo no mar;

* falando em perfume, não jogue frascos de vidro na praia; o vidro leva tempo indeterminado (estima-se que mas de 1 milhão de anos) para se decompor e pode machucar espécies marinhas, além do próprio homem;

* uma boa dica é borrifar a alfazema nas pétalas das flores naturais, que devem ser oferecidas sem embalagens;

* os tradicionais barquinhos de madeira, com outras oferendas dentro, também não devem ser jogados nas águas;

* materiais plásticos e de metal, como brincos, pulseiras e embalagens, também entram na lista de oferendas não bem-vindas;

* se vai ter balaio; aposte no de palha natural.

No mais, faz-se importante reforçar que existe uma relação direta entre a espiritualidade e a natureza e o cuidado redobrado com os resíduos garantem que outras marcas que não sejam a da fé fiquem na praia.

Foto: Marina Silva/Jornal Correio.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias