17 Oct 2023
Ocupação artística vai celebrar a cultura afro-brasileira e a música de concerto em Salvador; saiba mais

Coordenada pelo Núcleo de Ópera da Bahia, em conjunto com a FGM, a ocupação artística tem início nesta quinta-feira (19), no Espaço Cultural da Barroquinha, que será palco do Ensaio Geral aberto da “Ópera dos Terreiros”, voltado não apenas para o público em geral, mas, especialmente, para alunos de escolas públicas. O espetáculo terá ainda apresentações nos dias 20, 21, 23, 24 e 25 de outubro e será filmado por três cineastas franceses para ser exibida na TV francesa em 2024.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
No Teatro Gregório de Mattos serão realizados dois importantes encontros. No dia 24 de outubro, durante a tarde, acontece o Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, aberto para profissionais, estudantes e entusiastas da cultura. No dia 25, será a vez do Encontro "Ópera em Pauta", um fórum de Ópera, Música de Concerto e Dança que está em sua quarta edição e acontece pela primeira vez na Bahia.
As Salas Boca de Brasa, Nelson Maleiro, o Café Nilda Spencer e a Casa do Benin abrigarão, nos dias 23 e 24 de outubro, oficinas práticas sobre Direção de Cena na Ópera, Produção, Composição, Gestão e Criação de Grupos Orquestrais e Interpretação e Estilo Operístico.
A programação completa do "Salvador em Ópera" está disponível no site oficial da NOP e os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.
Sobre a “Ópera dos Terreiros”
A "Ópera dos Terreiros" é uma produção do Núcleo de Ópera da Bahia que trata de aspectos e dimensões da cultura afro-brasileira, explorando as múltiplas linguagens que abrangem a arte contemporânea.
O espetáculo conta uma história de amor entre um negro banto e uma negra nagô que vieram escravizados para a conturbada construção do Brasil e vivem um amor proibido, devido às diferenças de crenças e costumes entre essas duas nações africanas.
A música passeia por estilos como o canto lírico, percussão afro-brasileira e eletrônica, unindo a cultura da música erudita com a cultura afro-brasileira, como forma de construir um novo conceito de ópera lírica e popular.
* Por Luana Veiga. Foto: Mario Quadros.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.