‘Ocupação Arte Comprida’, do baiano Augusto Leal, é realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em SP

redacao@aloalobahia.com

Depois de expor na 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e na 11ª Mostra 3M de Arte, o artista baiano Augusto Leal continua circulando seus trabalhos na capital paulista. Desta vez, marca presença no bairro do Bom Retiro, centro da cidade, onde realiza a Ocupação Arte Comprida, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A mostra foi aberta na quinta-feira (1º) e segue até 15 de dezembro, com visitas liberadas de segunda a sexta das 10h às 21h, e sábados das 11h às 18h.

Dois trabalhos do artista, natural de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, ocupam a área externa da Oswald. A Gangorra, proposição artística que promove ativações de espaços públicos a partir do convite para a interação, diversão e reflexão. Ao deslocar o sentido original do brinquedo e gravar a palavra no centro do objeto, o artista convida as pessoas a pensarem e fabularem novas formas de relação com o poder. 

Além da gangorra, a instalação O Jogo! convida o público a refletir sobre as formas de operação do racismo no Brasil, tencionando uma reflexão sobre o uso da meritocracia para justificar as violências e injustiças sociais que atravessam a experiência negra.



Para Valdir Rivaben, coordenador da Oficina Cultural Oswald de Andrade, “acolher as obras de Augusto Leal na Oficina Cultural Oswald de Andrade é extremamente pertinente pelas características da instituição, um espaço democrático e acessível de investigação da Arte Contemporânea. Os trabalhos ocupam os espaços externos do prédio de forma interativa, lúdica e poética para os frequentadores do espaço. Incentivam a interação e o estar junto.”

Para Karina Gallo, responsável pela programação cultural da Oswald, o mais interessante é observar a interação das pessoas com as obras da Ocupação Arte Comprida. "A primeira coisa que me chamou a atenção é o quanto os trabalhos conseguem problematizar questões sociais de grande peso de maneira lúdica. Eles convidam a brincar e ocupar os espaços públicos de um modo que parece de início muito despretensioso.  Se pensarmos, ainda, aqui em São Paulo, no Centro da cidade, ele também te convida a experienciar um tempo suspenso do entorno, um convite ao voltar a infância, um tempo mais lento”, destaca.


Sobre o artista
Augusto Leal é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduado em Desenho Industrial pela mesma instituição. Entende a arte como prática libertadora na medida em que por meio dela consegue compreender e elaborar as questões que lhe atravessam, e fabular novos mundos. Pensando a partir das relações sociais e geopolíticas entende que a arte pode promover transformações na forma que as pessoas pensam, se relacionam e se movem no mundo. Por isso, em seus trabalhos se interessa pelo diálogo, presença, participação e colaboração de pessoas em um esforço conjunto de (des) pensar a sociedade.

Serviço
O que: Ocupação Arte Comprida - Augusto Leal
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP
Quando: 1º de setembro a 15 de dezembro. De segunda a sexta das 10h às 21h e sábados das 11h às 18h
Quanto: De graça
Clique aqui para mais informações.


Leia mais notícias na aba Notas

Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias