Obras de Volpi são alvo de disputa judicial no mercado das artes

A suspeita de falsificação em duas obras do pintor Alfredo Volpi provocou uma disputa judicial no milionário mercado das artes. O empresário Abilio Diniz, conforme mostrou matéria do Fantástico, neste domingo (26), se diz enganado e processa o galerista que vendeu os quadros.
 
Uma guerra de laudos torna tudo ainda mais complicado. É um episódio controverso envolvendo o legado de um dos maiores pintores brasileiros.
 
Um quadro pequeno de Volpi, hoje em dia, pode valer algo em torno de R$ 300 mil. Obras maiores, mais de R$ 1 milhão. As mais raras são disputadas por valores muito mais altos.
 
Relembre o caso
 
 
Um dia após oferecer um jantar para a cúpula do Museu de Arte de São Paulo (Masp), o casal Abilio Diniz e Geyze Marchesi recebeu um telefonema do então diretor-presidente da instituição, Heitor Martins. Ele questionou a autoria de dois quadros atribuídos a Alfredo Volpi, Bandeirinhas e Bandeirinhas com Mastro, e deu um conselho: deveriam ser retirados das paredes da residência , pois “contaminavam” a coleção de arte particular. O constrangimento ocorreu em 2017 e os dois entraram com um processo judicial, que ainda está em tramitação, contra a Galeria Pintura Brasileira.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.  

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias