Obra de pintor Diego Velázquez volta a ser atacada 110 anos depois; assista

redacao@aloalobahia.com

A obra "The Rokeby Venus",  datada do século XVII, voltou a ser atacada por ativistas, nesta segunda-feira (6), no Museu The National Gallery, em Londres. A pintura do artista espanhol Diego Velázquez, que representa Vênus, a deusa do amor, em nada se conecta com as inquietações dos ativistas de agora e de 1914, quando foi atacada pela primeira vez.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

No quadro, a musa aparece deitada envolta em tecidos de seda, enquanto uma criança com asas lhe aponta um espelho. Mary Richardson, ativista sufragista, há 109 anos atrás, atacou a obra justificando querer "destruir a mulher mais bonita da história da mitologia" como protesto contra o governo, que estava "destruindo a mulher mais bonita da época".

Ela se referia a Emmeline Pankhurst, autora que foi uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo. Em 2023, o movimento que reivindicava a participação ativa das mulheres na política foi substituído por ativistas ambientais, responsáveis pelo segundo ataque à obra.

Integrantes da organização ambiental britânica "Just Stop Oil" ("Apenas Parem com o Óleo", em tradução literal) publicaram um vídeo em que destroem com marteladas a obra exposta em Londres. 

"O nosso governo revelou planos para licenciar mais projetos de óleo, sabendo que vão matar milhões. Em resposta, dois apoiadores destruíram a Rokeby Venus, que também foi alvo de Mary Richardon em 1914", escreveu a organização na postagem. Em discurso após o ataque, uma das ativistas da "Just Stop Oil" disse que "mulheres não conseguiram o voto votando. É tempo para ações e não palavras", tentando fazer uma conexão com a luta feminista.

Segundo informações do jornal The Guardian, os dois ativistas foram detidos por suspeita de dano criminoso.

Veja vídeo:
 
* Por José Mion, com informações da CNN Brasil. Foto: Antonio Olmos/The Observer via The Guardian.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias