6 Jul 2021
O que é, quanto custa e onde comprar o 'brinquedo' usado por Zuckerberg no Independence Day

O vídeo, postado em suas redes sociais (nesse caso, ‘suas’ literalmente), ele aparece deslizando sobre as águas e brandindo o pavilhão estadunidense enquanto o hino (não-oficial, mas como se fosse) de John Denver para o estado da Virgínia Ocidental, ‘Take Me Home, Country Roads’, é reproduzido ao fundo.
Bom, o teor da publicação gerou reações (o moço venceu uma etapa dos processos antitruste que vem enfrentando), discussões e memes, mas aqui no Brasil a pergunta era uma só: que diabo era aquilo que ele pilotava?
Trata-se de uma prancha de surfe com hidrofólio elétrico – o hidrofólio é uma chapa colocada no casco de uma embarcação para reduzir o balanço –, que também é conhecida pelo simpático nome de ‘efoil’.
A tal pranchinha é fabricada pela Lift Foils, cujo cofundador, Nick Leason, já havia revelado à Business Insider que Zuck possui vários dos dispositivos. O efoil já havia sido usado por ele – e flagrado por papparazzi – no Havaí, no verão passado.
Mas quanto custa o brinquedinho? Atualmente, a partir de 12 mil dólares, ou pouco mais de R$ 61 mil na cotação atual, sem as taxas de importação. Com elas, segundo a Veja, sobe para o valor de um carro bacana no Brasil: mais de R$ 130 mil.
Usuários no Brasil
Mas engana-se quem acha que essa prancha invocada seja uma novidade, inclusive no BR.
O apresentador Luciano Huck já possui e foi, há semilongínquos dois anos, um dos primeiros garotos-propaganda da Lift Foils por aqui – a mesma empresa pioneira da qual Zuck é cliente.
Aqui na Bahia, o veículo também tem sido visto de maneira cada vez mais comum (ou menos incomum), inclusive com gente famosa usando. Foi o caso do ator francês e astro de Hollywood Vincent Cassel, que vive passeando em família e flanando de pranchão pela Costa do Dendê. Veja abaixo.
O e-foil é movido a bateria, tem autonomia de até 1h30 e chega a 40 km por hora – o que, caso haja a popularização, deve motivar algum tipo de regulação por parte dos órgãos locais de controle. A ver.
Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.