11 Aug 2023
'O importante é que uma orquestra baiana virou assunto nacional', diz Carlos Prazeres sobre polêmica da Osba
"Só de a orquestra ser assunto na cidade, nosso trabalho, eu creio que já é algo muito importante. A gente conseguir que uma sociedade se importe com uma orquestra sinfônica. Esse sempre foi meu conceito. A orquestra sinfônica de uma cidade tem que ser a representação da sua cidade", disse.
A fala foi feita durante o painel sobre Economia Criativa, do qual também participaram o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho e a chef Tereza Paim. O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, foi o mediador.
A Osba é atualmente administrada pela Associação Amigos do TCA (ATCA), mas um novo edital previu a mudança de gestão para a IDSM. Atualmente, a ATCA aguarda resultado do recurso que contesta a decisão judicial.
"Se a orquestra não gera na sociedade uma sensação de pertencimento, ela não participa da sociedade. Isso é o que acontece na música clássica hoje: concertos vazios. São plateias 75 plus, que são bem-vindos, mas são orquestras que não pensam no público do futuro. A gente precisa pensar no público do futuro e na transversalidade com a sociedade", acrescentou o maestro.
Prazeres ainda afirmou que seu maior objetivo hoje é levar a música clássica para as pessoas que ainda não a conhecem. "Essas pessoas precisam muito mais da gente do que Paris", pontuou. O maestro também falou sobre o projeto Osbrega, criticado por amantes mais conservadores da música clássica.
"Quando a gente fez o tão criticado Osbrega, meu objetivo não era parar de tocar Beethoven e tocar Wando. Quando a gente fez, todo mundo cantava todas as músicas, estavam extasiados. Por que fazer Osbrega? Tem gente que vai falar que estou fazendo popularização da música clássica. Para mim, popularizar é levar a música clássica ao povo e ela vai através da orquestra", destacou.
Texto por: Carolina Cerqueira e Hilza Cordeiro. Fotos: Divulgação
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.