25 Jan 2024
Novo complexo cultural Casa das Histórias de Salvador e Arquivo Público será inaugurado nesta sexta-feira (26)
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Restaurado, o complexo cultural tem quatro pavimentos, e funciona em um edifício novo de 12 andares.
O projeto do local, que é o primeiro centro de interpretação do patrimônio da capital baiana, contou com museografia assinada pela curadora Ana Helena Curti, do consórcio Memorar, e foi financiado com recursos do Prodetur.
O equipamento apresenta uma narrativa sobre os quase cinco séculos de Salvador, utilizando conteúdos digitais e um acervo físico que incluem saberes e fazeres das pessoas comuns, normalmente não abordados pela história oficial da cidade, ressaltando a contribuição negra e indígena para a formação da primeira capital do país, de modo a convidar os visitantes a participarem ativamente da reflexão acerca dos sentidos da memória e do futuro da capital baiana.
A CHS faz parte da revitalização do Centro Antigo de Salvador e tem como propósito ser referência na preservação, cultura e interpretação do valioso patrimônio da cidade.
Nesta quarta-feira (24), Pedro Tourinho, compartilhou um 'spoiler' da Casa das Histórias de Salvador. "Um pouquinho da experiência que será a Casa de Histórias de Salvador", escreveu Tourinho na publicação.
Ao Alô Alô Bahia, o secretário disse que ainda não pode revelar muitos detalhes do mais novo centro cultural da cidade, mas prometeu que a Casa das Histórias "impressiona".
"Hoje foi a última vistoria antes da inauguração, que será na sexta (26) e é impossível não se impressionar com cada espaço, cada passo da experiência de revisitar a história de Salvador", comentou.
A Casa das Histórias está localizada em um casarão revitalizado no bairro do Comércio, ao lado do Mercado Modelo e vai reunir itens do acervo do Arquivo Público Municipal e exposições sobre a capital baiana.
Leia também: Salvador é o destino mais procurado para turismo em 2024, diz Ministério
Salvador está entre os quatro destinos mais buscados em 2023; confira o ranking da Decolar
Em uma publicação, o centro é descrito como "lugar de interpretação, preservação e divulgação do patrimônio, lançando luz sobre a verdade dos povos negros e indígenas proprietários desta terra" e será o primeiro centro de interpretação do patrimônio do Brasil.
O funcionamento da Casa para o público será divulgado nesta sexta-feira (26).
* Publicado por Naiana Ribeiro e Antonio Dilson Neto. Fotos: Luan Teles/Secult Salvador, Arquivo/Secom e Reprodução/Luan Teles (@vulgotlls)/Secult.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.