Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

redacao@aloalobahia.com

Cientistas acreditam ter alcançado um marco significativo no tratamento do câncer do colo do útero com a utilização de um conjunto de medicamentos acessíveis que já estavam disponíveis antes do tratamento com radioterapia. Os resultados de estudos, apresentados na conferência ESMO, revelam uma redução impressionante de 35% no risco de mulheres morrerem dessa doença.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Para o estudo, 250 mulheres com câncer do colo do útero receberam o novo tratamento - um intensivo de seis semanas de quimioterapia com carboplatina e paclitaxel, seguido pelo tratamento "habitual" de radioterapia, com cisplatina e braquiterapia semanais, conhecido como quimiorradiação. Outras 250 mulheres - o grupo de controle - receberam apenas a quimiorradiação habitual.
 

Cinco anos depois, 80% das mulheres que receberam o novo tratamento estavam vivas e em 73% o câncer não havia retornado ou espalhado-se.
 

Em comparação, no grupo de tratamento "habitual", 72% estavam vivas e 64% não tinham visto o câncer regressar ou espalhar-se.

A Doutora Mary McCormack, principal pesquisadora do estudo do UCL Cancer Institute e UCLH, afirma que "nosso estudo mostra que este curto período de quimioterapia adicional administrado imediatamente antes da TRC padrão pode reduzir o risco de retorno do câncer ou de morte em 35%. "Este é o maior avanço no tratamento desta doença em mais de 20 anos", disse ao programa de rádio Today, da BBC.
 

Os cientistas envolvidos neste estudo realizaram uma extensa pesquisa para identificar uma combinação de medicamentos eficaz para o tratamento do câncer do colo do útero. Os resultados são promissores e indicam que essa terapia inovadora pode melhorar significativamente o prognóstico das mulheres diagnosticadas com a doença.



Publicado com informações da CNN. Foto: Reprodução

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias