Nos EUA, estudantes da escola Concept apresentam experimento de baixo custo para purificar água

Em um país onde grande parte da sua população é carente de serviços básicos, o acesso à água potável, infelizmente, ainda não é uma realidade para todos.
 
Um experimento criado por estudantes da escola Concept, em Salvador, pode contribuir para melhorar esse cenário e dar acesso à água de qualidade e com preço acessível para essa parcela da população. Essa iniciativa foi uma das quatro apresentadas por estudantes da Concept na FabLearn New York City Conference 2020, evento promovido virtualmente pela Columbia University Teachers College.
 
O Shelter Project (Projeto Abrigo), criado por estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II, é uma estrutura que capta a água da chuva, submete-a ao tratamento nos filtros para retirar todas as impurezas e torna a água limpa novamente. Tudo isso com uma infraestrutura física simples e, o mais importante, de baixo custo.
 
“Os jovens perceberam que, mesmo após o uso de filtros ecológicos, a água continua com impurezas biológicas (microrganismos). Então eles criaram uma caixa metálica que vai absorver o máximo possível de energia solar, elevando a temperatura no ambiente a 100 ºC e eliminando boa parte dos microrganismos da água”, explicou o educador da Concept e orientador do projeto, Dan Loureiro.
 
Ainda segundo o orientador, a metodologia da escola propicia que os trabalhos dos estudantes sejam conhecidos internacionalmente. “Estimulamos os jovens a criar soluções práticas para problemas reais que eles percebam na sociedade. Isso acaba gerando diversos produtos que apresentamos em diversos eventos no Brasil e no mundo. Esse nosso pilar de trabalho estimula também nos estudantes a noção de empreendedorismo, já que muitos experimentos ficam prontos para ir ao mercado, saindo dos muros da escola”.
 
Um dos quatro estudantes inventores do Shelter Project foi Gabriel Rabelo, do 6º ano do Ensino Fundamental II, que destaca a importância da sustentabilidade no seu projeto. “A ideia surgiu porque vi uma reportagem falando sobre a seca no Nordeste e então pensamos em fazer uma espécie de reservatório para água, mas depois achei a ideia muito simples. Discutimos então com o educador uma outra possibilidade e chegamos ao Shelter. Para fazer um projeto sustentável, utilizamos madeira e bambu ao invés de tubos de plástico”, disse Gabriel. A sustentabilidade, aspecto descrito por Gabriel, compõe, juntamente com o empreendedorismo, a colaboração e a fluência digital, os quatro pilares da escola Concept.
c71a06f4-8d27-4d4f-a4b7-712bf4b76cde

Laboratório
 
Os experimentos foram desenvolvidos pelos estudantes no FabLab da escola, espaço que faz parte da Rede FabLab, rede global de laboratórios de fabricação digital que surgiu no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos. Os protótipos são criados pelos estudantes nesse ambiente que conta com uma cortadora a laser, impressora 3D, router, plotter, arduinos, computadores e muitas outras ferramentas que possibilitam a prototipação das soluções idealizadas pelos estudantes.
 
Fotos: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias