Nos bastidores, baianos são cotados para Ministério da Cultura de Lula

redacao@aloalobahia.com

A cantora Daniela Mercury e o ex-ministro Juca Ferreira estão entre os nomes cotados para o Ministério da Cultura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pasta será recriada e terá grande importância no governo petista, amplamente apoiado pelo setor cultural durante a campanha. Entre as prioridades, está a discussão em torno das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.
 
Além dos nomes baianos, circulam nos bastidores os da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que teve atuação durante processo de discussão das leis relacionadas ao setor; o do cantor Chico César, que foi secretário de Cultura da Paraíba; e o de Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine de 2004 a 2017.
 
Uma das principais preocupações do governo é orçamento. No governo Bolsonaro, a Cultura teve o menor valor reservado desde 2005, considerando a inflação. A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão entre os órgãos que mais sofreram com os cortes orçamentários.
 
Em entrevista ao jornal O Globo, Feghali nega que já tenha tido conversas sobre assumir a pasta. Chico César disse ser "mais Juca Ferreira ou Jandira Feghali". Juca não fez declarações sobre o assunto até o momento, assim como Daniela, tida como favorita da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.
 
Fotos: Instagram e Agência Senado. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias