Nordestina, historiadora Maria Beatriz Nascimento é inscrita no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

redacao@aloalobahia.com

Nascida em Aracaju, Sergipe, a historiadora Maria Beatriz Nascimento teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A Presidência da República sancionou na terça-feira (31) a lei que inscreve o nome dela no documento que registra o nome dos brasileiros e brasileiras que se dedicaram de forma exemplar e heróica ao Brasil.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Maria Beatriz Nascimento foi uma historiadora e pesquisadora que se dedicou ao estudo das formações dos quilombos e favelas no Brasil durante duas décadas, além de uma extensa pesquisa sobre o feminismo negro. Ela é tida como uma das maiores intelectuais negras do país, ao lado de Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Luiza Bairrios. Beatriz faleceu em 1995, aos 52 anos, vítima de feminicídio.

A proposta de lei, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi publicada no Diário Oficial da União e teve a relatoria das deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Laura Carneiro (PSD-RJ).

* Por Hilza Cordeiro. Foto: Arquivo Nacional.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias