11 Dec 2023
NordesteLAB realiza em Salvador debate sobre audiovisual produzido no Norte e Nordeste; veja como foi

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Ponto alto na programação do NordesteLAB, as Rodadas de Negócios conectaram profissionais audiovisuais das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste a grandes players do mercado audiovisual. Este ano, foram mais de 1.600 envios de projetos de 14 estados brasileiros para análise dos 26 players participantes, como Globo Filmes, GloboPlay, Telecine, Canal Brasil, Downtown Filmes, Vitrine Filmes, entre outros.
Uma das participantes das rodadas de negócios foi Rayo Machado, de Belém do Pará. A roteirista ganhou o prêmio de pitching do MATAPI – Mercado Audiovisual do Norte, que deu direito a um passaporte para as rodadas.
“As perspectivas são as melhores, porque tem vários players aqui. É que a gente pode apresentar o projeto e ouvir um feedback a respeito. Então, é só felicidade. Muito feliz também de estar aqui no NordesteLAB, fortalecendo essa conexão no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que é bem importante para o audiovisual no Brasil”, comenta Machado.
Produtora de Viola Davis e Julius Tennon
Com a possibilidade de conectar projetos ao mercado audiovisual internacional, a Ashé Ventures, produtora criada pelos atores Viola Davis e Julius Tennon, fez sua estreia na indústria cinematográfica participando das Rodadas de Negócios do NordesteLAB. Maurício Mota, presidente e sócio da Ashé Ventures, também participou de um bate-papo aberto ao público no Teatro do Goethe Institut.
“O NordesteLAB é o nosso primeiro evento desde o lançamento, aqui em Salvador, há 1 mês. A gente está muito feliz de ter participado. Eu fiquei muito surpreso com a qualidade e a quantidade de novos talentos, de realizadores consolidados também do mercado nordestino, do mercado baiano, contando histórias incríveis e projetos de filme, de animação, de DOC e série, falando da diáspora africana, falando de Sertão, falando de Recôncavo baiano. É baianidade muito forte”, avalia Maurício Mota.
Netflix
Um dos destaques da programação do NordesteLAB foi um encontro de produtores independentes com executivos de Conteúdos Originais e Aquisição da Netflix, Aline Lourena e Gabriel Gurman.
“A vinda da Netflix é um pliar da nova estratégia de pluralizar, diversificar e não só os gêneros de filmes, mas também o acesso desses filmes a um público maior e também a entrada de produtoras fora do eixo. Então, é uma tentativa de aproximação, de desmistificar sobre o que acontece dentro da plataforma, de como submeter projetos, em como pensar em tendências não apenas hoje, mas o que vai ser interessante daqui a dois anos. São vários estados muito ricos e o que a gente está fazendo é correr atrás do tempo. Esperamos receber muitos projetos a partir desse encontro”, explica Aline Lourena.
Mesas, Palestras e Ações Formativas
Durante a 8ª edição do NordesteLAB, foram realizadas mesas temáticas, que discutiram diversos assuntos do mercado audiovisual. O evento contou com a participação de representantes de instituições públicas e empresas privadas, como o Diretor da ANCINE, Paulo Alcoforado; a Diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antônia Pellegrino; o Diretor de Formação e Inovação da Secretaria de Audiovisual do MinC; e a Diretora de Conteúdo Roteirizado da Warner Bros. Discovery, Sílvia Fu Elias e Diretor Nordeste CONNE, Maurício Xavier.
Além das mesas e palestras, também foram realizadas masterclasses ministradas por participantes da Rede Paradiso de Talentos, que faz parte da ação Paradiso Multiplica, e pela Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus).
* Por Hilza Cordeiro. Fotos: Jefferson Dias.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.