21 Feb 2023
No RJ, Beija-Flor celebra 200 anos da independência da Bahia em desfile com Ludmilla na voz

A cantora Ludmilla, que começou sua carreira no funk e agora vem conquistando espaço no pagode e samba, cantou ao lado de Neguinho da Beija-Flor e outros intérpretes o enredo da escola na Marquês de Sapucaí.
O abre-alas "Descontruindo a fantasia histórica" questionou a data oficial da Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822. O carro seguinte, "O dia em que o povo ganhou", representou a expulsão dos portugueses da Bahia. Foi destaque a cantora Majur, como Maria Felipa de Oliveira, pescadora que participou da luta de independência da Bahia.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha Sorriso, representam o caboclo e a cabocla, principais figuras da festa de 2 de julho.
Durante o desfile, foram abordados temas como feminismo, demarcação de terras indígenas e as lutas contra o racismo e a homofobia, envoltos no questionamento de qual liberdade foi conquistada há 200 anos e quais ainda precisam ser conquistadas.
Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.