18 May 2022
No "Dia do Cocktail", Alô Alô Bahia apresenta opções de bons drinques em Salvador

A expressão “cocktail”, que, ao pé da letra, significa “rabo de galo” (existe um drink clássico com esse nome, inclusive), surgiu na Inglaterra, no final do século XVIII, sendo adotado pelos Estados Unidos em seguida. Durante a Lei Seca, os coquetéis se popularizaram. Como as bebidas alcoólicas eram de baixa qualidade, acabavam misturando com sucos e açúcar para disfarçar o sabor desagradável.
Se, para você, quarta-feira ainda é cedo para aquele brinde especial, guarda essas dicas de leitores do Alô Alô Bahia dos lugares favoritos para “tomar bons drinks” em Salvador para o fim de semana. Ou, se estiver animado, começa hoje mesmo a fazer esse tour por sabores e misturas únicas! Tim Tim!
Vamos às dicas:
Com um belo piano como testemunha, o Lobby Bar do Wish Hotel da Bahia (acima), no Campo Grande, é um dos mais bonitos da cidade, sem dúvidas. Lá, sendo hóspede ou não, o brinde é garantido, assim como no Fasano Salvador, na Rua Chile. Lá só muda a testemunha: o monumento do poeta Caestro Alves é quem dá o aval para a prova de clássicos como o Dry Martini (foto abaixo) e novas criações.
Ali pertinho, no Centro Histórico, existem novidades como o Bistrô das Artes, que aposta em opções autorais, como o “Nativa”, que não poderia ser mais local, com cachaça, mel de abelha nativa, capim santo e limão siciliano, criação da bartender Adriana Queiroz. O drink é perfeito para um brinde ao pôr do sol do Santo Antônio Além do Carmo, onde também fica o Yolo Coffee Bar, que serve o “Brisa” (abaixo), tão refrescante quanto o nome entrega: cachaça local, Martini Rosato, limão, angostura de laranja e xarope de frutas vermelhas.
No Pelourinho, o “Deburu” (abaixo), criação de Dan Morais para o Maria Mata Mouro, é outro espetáculo, que celebra as raízes afrobaianas, com vodka com infusão de pipoca, xarope de fava de aridan, limão, aquafaba e pipoca caramelizada.
Antes de irmos pra Cidade Baixa, vamos passar no Corredor da Vitória, onde a Coffeetown é mestre numa carta de drinks que vai dos clássicos a opções autorais, começando, já no final da manhã – por que não? – com mimosas no brunch (abaixo). De lá, andando em direção à Barra, descendo a Ladeira, bem na Aliança Francesa, ainda chegamos no Larribistrô, onde alguns clássicos e criações do bartender Gabriel Guerra, do saudoso Larribar, ainda são perfeitamente produzidos com o diferencial de uma vista para a Baía de Todos os Santos única.
Se continuarmos descendo até o Porto, podemos parar para o pôr do sol na Oxe Drinks, que também tem uma unidade na Pituba, na Praça Ana Lúcia Magalhães. Hoje, inclusive, por apenas R$79,90, o cliente poderá brindar com 6 opções de drinks à vontade, nas duas unidades, celebrando a data!
Antes de seguirmos para o Rio Vermelho e Pituba, porque não voltamos um pouco para a Cidade Baixa, onde, no Comércio, dois convites são irresistíveis? Se organize para um drink ao pôr do sol no Amado ou na varanda do Soho, onde as roskas, como a de jabuticaba e a de tangerina com canela (abaixo), são clássicas.
Perto do tradicional japonês, ainda na Bahia Marina, o recém-inaugurado The Latvian é um convite a um universo à parte, onde os drinks complementam uma experiência única num ambiente tão discreto – por ser “escondido” dentro de outro restaurante – quanto ostensivo, com decoração luxuosa de encher os olhos (abaixo).
Chegando na Barra/Ondina, não deixe de se sentar na varanda do Carvão, no Jardim Apipema (abaixo), num fim de tarde, para provar uma carta de drinks repleta de opções, bem próximo ao Zambibar, onde o mixologista Junior Queiroz vem fazendo um trabalho de respeito, com drinks autorais que abrem os olhos já pelos nomes, como “Todos os Santos” e “Mar de Amor”.
No caminho para a Pituba, vamos parar no Rio Vermelho? A Pi.zza tem uma carta de drinks especial, que basicamente harmoniza com qualquer sabor de fatia da casa, de frente para o mar do bairro mais convidativo para um brinde na cidade. Do lado, o Manga Restaurante, que é uma experiência única por si só, abre a Janela do Manga para a calçada com petiscos, drinks e picolés, que são tudo menos ordinários.
Chegando na Pituba, vão duas dicas para a esse tour quase interminável: o Zuuk Sushi, no Caminho das Árvores (acima), tem um bar, além de lindo, cheio de talento, e o Minibar Gem, projeto dos chefs e empresários Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, mergulha em referências nossas, inclusive na aposta de destilados, como o Gin, próprios.
Cansados? Nem um pouco. Mas, vamos dar uma paradinha para, finalmente, brindar! Ah, antes de fazer uma visita aos espaços, confirma horário de funcionamento de cada um deles!
Fotos: Divulgação e Paula Fróes (Brisa), Gabriel Brawne/Agência Oito8 (Deburu), Frederico Pimentel (Mimosa) e Felipe Almeida (Varanda do Carvão). Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias