No Brasil, maior museu a céu aberto do mundo finalmente ganhará acomodações; entenda

redacao@aloalobahia.com

Maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim, finalmente, ganhará acomodações próprias em breve. A ausência de um hotel era uma dificuldade apontada por muitos visitantes do centro cultural, a pouco mais de 50 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Em acordo firmado com o grupo Clara Resorts, dono de hotéis de luxo no interior de São Paulo, Inhotim poderá já ter dois hotéis e um spa até 2029. A ideia, de acordo com a revista Exame, é fazer dos novos empreendimentos um complemento à altura do complexo do museu.
 
HDB57Js.md.jpg
As conversas entre Bernardo Paz, criador de Inhotim, e Taiza Krueder, fundadora do Clara Resorts (juntos, na foto acima), vinham acontecendo desde abril, quando ela ficou sabendo do projeto de um hotel inacabado há oito anos dentro do museu. Com o acordo, a empresa poderá concluir o empreendimento, que já estava 40% construído, e construir um segundo hotel, em uma nova área comprada por Bernardo.

"O que será construído fornecerá para o visitante uma experiência única, que ainda não existe no mundo. Acordar no meio de Inhotim é uma coisa inenarrável", celebrou Paz, que entende que as novidades chegam em um momento de institucionalização de Inhotim.

Em 2023, ele doou sua coleção de 330 obras e 23 galerias, além do terreno de 140 hectares onde está o museu, para o Instituto. Foi constituída uma Diretoria Executiva e formado um conselho, a fim de garantir a perenização do projeto para o futuro.

O primeiro hotel, com 44 quartos, deve ficar pronto em setembro de 2024. O plano é concluir o projeto original assinado pela arquiteta mineira Freusa Zechmeister. "A ideia é curtir a jornada, erguer um hotel que transpire arte", diz Taiza, que pretende aproveitar 44 banheiras esculpidas em pedra sabão já na propriedade. O segundo prédio, com mais 100 quartos e um spa, terá sua construção iniciada após a conclusão do primeiro.

* Por José Mion, com informações da Exame. Fotos: Raquel Freitas/G1 e Giselle Dietze/Divulgação via Exame.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias