Nizan Guanaes vai receber Comenda Dois de Julho, mais alta honraria da Assembleia Legislativa

redacao@aloalobahia.com

Um dos profissionais da Publicidade mais prestigiados do país, conhecido pelo caráter inovador do seu trabalho, Nizan Guanaes acumula honrarias que reforçam sua identidade empreendedora. A mais recente será a Comenda Dois de Julho, em data a ser definida posteriormente pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A lei 2030/2022, que concede a homenagem, foi promulgada pelo Parlamento estadual na última quarta-feira (2).
050Jr7.md.jpg
Siga o portal Alô Alô Bahia no Instagram. 

A iniciativa foi do deputado estadual Tiago Correia (PSDB), que reconhece feitos do homenageado, como a fundação do Grupo ABC, em março de 2002, que se tornou uma holding composta por 18 empresas. "Nizan Guanaes recebeu a medalha da Ordem de Rio Branco no grau Comendador pelo ex-presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, sendo uma condecoração do Governo Brasileiro destinada a distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas", ressaltou Correia. “Nizan vende e divulga a Bahia mundo afora. Ele merece todos os reconhecimentos”, completou Tiago em entrevista ao Alô Alô Bahia.
050t3P.md.jpg
Currículo
 
Em mais de 40 anos de atuação profissional, Nizan Guanaes assinou campanhas publicitárias icônicas e fundou o Grupo ABC de Comunicação, maior conglomerado de comunicação da América Latina e 18º do planeta. Sua forma única de condução profissional o fez ser citado como um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times e figurar na lista das 100 pessoas mais criativas do mundo dos negócios da revista especializada em business e tecnologia Fast Company.

Atualmente, Nizan Guanaes é estrategista da N Ideias, prestando consultoria para grandes empresas do Brasil, e investe em startups que, como ele mesmo define, fazem dinheiro bom: aquele que além de rentável traz resultados positivos para a sociedade. Na sua lista de atividades está ainda a função de conselheiro da Neojiba e de embaixador da Boa Vontade da Unesco, recebido em reconhecimento por seu apoio às ações da organização nas áreas de educação, inclusão social e formação para os grupos vulneráveis.
05Mxta.md.jpg
Discurso 

“Por último, peço-lhes que, em tudo que fizerem, no trabalho e fora dele, amem e honrem a Bahia. Amem a Bahia sobre todas as coisas, exceto Deus. Terra especial, verdadeiramente mágica, esta cidade já era a capital do Atlântico quando Nova Iorque era uma vila. 70% dela é negra. E o negro deu a ela tudo especial que ela tem, com exceção do mar.

Pois, façamos nós, administradores de hoje, uma Bahia racialmente democrática, orgulhosa de si mesma. E que o exemplo de Maria Quitéria, Joana Angélica, de nossos pais que lutaram por nós em Itaparica, nos inspirem a uma Bahia guerreira. A Bahia que conduziu o Brasil à independência, conduza agora o Brasil à prosperidade. Ama a tua terra. Cada pedra desta cidade é sagrada. Cada pedaço dela foi erguido com sangue. Ninguém tem mais motivos para ser herói que um baiano. Poucas terras foram agraciadas com tanto motivo para viver e para morrer. Com poucos, Deus foi tão generoso em riquezas e talentos. Num mundo conturbado, temos alegria. Nem a Suíça em sua fartura pode competir com esta Bahia pobre, que canta, sabe Deus porque e como.

Por isso mesmo, meu amigo, não tenha medo em nenhum momento do seu percurso. Mesmo que você não creia, haverá sempre a seu lado um Orixá. Um ser encantado. Fazendo milagres a seu pedido. Encantando os estrangeiros com seu jeito e seu sotaque. Derretendo a má vontade com seu sorriso. Porque, mesmo que você não mereça, Deus decidiu, sabe lá porque, lhe proteger. E, tendo tanto lugar nesse mundo para colocar você, o criador lhe tirou da fila e, sabe lá porque, lhe deu uma senha privilegiada e a responsabilidade de nascer na Bahia”, Nizan Guanaes durante discurso como paraninfo de uma turma de formandos de Administração de Empresas na Bahia.

Leia mais notícias na aba Notas

Fotos: Elias Dantas/Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias