5 Mar 2024
Nem o vinho se salva mais! Bebida inflama organismo e possui substâncias cancerígenas, indicam pesquisas

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc na sigla em inglês), passou a colocar o consumo de qualquer bebida alcoólica como um fator de risco para tumores. Um alerta que já havia sido feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende não haver dose segura para a ingestão de álcool. Existem evidências que certas substâncias derivadas do álcool são agentes carcinogênicos, e que o consumo frequente favorece processos inflamatórios e o aumento da pressão arterial. Há, ainda, problemas psicológicos, como o alcoolismo, um grave problema de saúde pública em todo o mundo.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
A boa fama do vinho vem da dieta mediterrânea, considerada a mais completa do mundo. A ciência passou a se debruçar sobre ela quando as estatísticas mostraram que a população de pequenas cidades à beira do Mar Mediterrâneo era a que apresentava, além de invejosa longevidade, a melhor saúde do coração em todo o mundo. A mesa dessa gente tem uma oferta balanceada de nutrientes, com frutas, hortaliças, grãos integrais e pescados, além do vinho, claro que sem exageros. Mas os habitantes dali também tem um outro estilo de vida, quase que rural: costumam praticar atividade física ao ar livre, cultivam relações familiares e gerenciam bem o estresse.
E o que aconteceu para a bebida passar para o lado dos vilões? Ciência. A mesma ciência que antes exaltava as qualidades e benefícios do vinho. E não há nada de errado nisso. A ciência se move por avanços e recuos em busca de uma verdade que pode nunca ser descoberta. Se há alguns anos as evidências apontavam que o vinho fazia bem, elas (evidências) agora apontam o contrário. As novas evidências vieram com análises feitas com o uso de novas tecnologias e metodologias de investigação. E pode ser que no futuro, novas pesquisas indiquem que o vinho é sim benéfico.
Atualmente, o melhor seria substituir o vinho pelo suco de uva (que é quase um vinho sem álcool). O suco mantém as características que fizeram a boa fama do vinho sem ter o risco do álcool. Para quem deseja fazer essa troca, a orientação é a de preferir os integrais, feitos 100% com uvas (muitos são uma mistura de uva e maçã), sem conservantes ou adição de açúcares.
E para o suco fazer bem mesmo, mantenha os amigos à mesa, o papo bem temperado e divertido, bem como o clima de celebração; e deixe o celular desligado, as preocupações e o relógio do lado de fora da sala. Aliás, as evidências científicas também têm mostrado que felicidade e longevidade estão diretamente ligadas a interações sociais de qualidade. Saúde!
* Por Flavio Oliveira, do Jornal Correio*. Foto: shutterstock.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.