Negócio fechado: Maior e mais caro iate produzido no Brasil é vendido; saiba quanto custa

O maior e mais caro iate produzido em série no Brasil teve sua primeira unidade vendida para um cliente brasileiro, após uma negociação sigilosa, com cifras na casa dos R$ 60 milhões.

Feita em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, a  embarcação FY 1000 tem quase 30,5 metros de comprimento, 400 m² de área, cinco suítes e assinatura da italiana Ferretti Yachts. Até então, era feito só na Itália. 

De acordo com Roberto Paião, CEO do Grupo Okean, a produção é totalmente artesanal e chegou 100 vagas diretas de emprego na cidade, em áreas como laminação, montagem, marcenaria, tapeçaria, engenharia, elétrica e mecânica. 

“De forma indireta, são mais de 3 mil pessoas beneficiadas, considerando a cadeia externa, como serviços em marinas, manutenção, tripulação, além de uma ampla rede relacionada como turismo, gastronomia, hotelaria e outros serviços”, avalia. 

O incremento de pessoal representa um aumento de 25% no número de trabalhadores no estaleiro, que iniciou a fabricação de iates da marca italiana Ferretti há cerca de dois anos, com modelos entre 50 a 80 pés. Para a construção do FY 1000, a empresa aumentou a planta fabril. 

"Nos últimos anos o desenvolvimento da indústria náutica brasileira tem assumido grande protagonismo e destaque na geração de empregos e relevante agregação de valor na economia do nosso país", avalia Paião. (Com informações do G1)

*Por Marcele Neves. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias