Não só na música: baianos que levam o nome do nosso estado para o mundo

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas e Ivete Sangalo: quatro nomes que mostram a força da Bahia na ‘produção’ de grandes músicos em diferentes estilos e identidades. As terras da capital e do interior do estado registram canções e melodias conhecidas em território nacional e internacional.

Porém, para além da arte do canto, os mais diversos cantos da Bahia revelam outros encantos que conquistam o país e ganham notoriedade mundo afora. Pensando nisso, nós separamos quatro nomes de destaque em diferentes áreas ligados por um elemento em comum: uma cidade baiana na certidão de nascimento.

Wagner Moura

Apesar de também ter suas participações na música, Wagner Moura é reconhecido pelos trabalhos no cinema e na TV. Nascido em Salvador, no ano de 1976, começou como repórter da TV Bahia, afiliada da Globo. Ao mesmo tempo, iniciou as aventuras no cinema, atuando em filmes como Sabor da Paixão e Abril Despedaçado, em 2000 e 2001, respectivamente.

Em 2002, fez uma participação em um programa de repercurssão nacional: a série televisiva A Grande Família, da TV Globo, interpretando o personagem Chicão. Daí para frente, começou a aumentar sua filmografia na televisão e no cinema. No ano de 2007, ganhou notoriedade em todo país ao viver o Capitão Nascimento no longa-metragem Tropa de Elite.

Extrapolando as fronteiras nacionais, Wagner Moura ganhou o mundo ao interpretar o traficante Pablo Escobrar na série Narcos, produzida e lançada pela Netflix, popular plataforma de streaming. Assim, colocou-se como um dos maiores atores não apenas do Brasil, mas de toda a América Latina.

Pablo Brito

Nascido na cidade de Ibirataia, o baiano começou muito por acaso a jogar poker, ainda na infância, quando via seu pai disputar partidas com os amigos. Assim, para 'imitar' a família, começou a também convidar seus amigos para brincar com as cartas. A brincadeira continuou durante toda a adolescência, ficando séria aos 19 anos de idade, quando passou a investir profissionalmente na prática da modalidade online.

Após mais de uma década de uma carreira consolidada, em 2020, aos 31 anos de idade, Pablo Brito alcançou de vez o sucesso ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar um Main Event no circuito MILLIONS e faturar um milhão de dólares jogando em Punta del Este, no Uruguai. Com isso, se tornou um dos principais nomes da partypoker, gigante no mundo do esporte.

Ao colocar-se como um dos principais expoentes do poker nacional, Pablo Brito quebra uma série de esteriótipos relacionados ao Nordeste, mostrando a força da Bahia em diversos nichos e mercados do entretenimento.

Formiga

A volante Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, acumula recordes pela Seleção Brasileira de Futebol Feminino:

• Atuou em 7 Copas do Mundo FIFA de Futebol Feminino (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019); 
• Disputou 6 Olímpiadas (1996, 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016); 
• Tornou-se a jogadora mais velha ao entrar em campo em uma Copa do Mundo Feminina, no ano de 2019, aos 41 anos de idade.

Nascida em Salvador, Formiga se profissionalizou ainda em 1993. De lá para cá, defendeu camisas tradicionais do futebol brasileiro e mundial, como São Paulo, Santos e Paris Saint-Germain. Vale ressltar que a volante foi contratada pelo clube parisiense já após os 40 anos de idade.

Seu currículo de títulos e medalhas inclui as conquistas:

• 3 Ouros nos Jogos Pan-Americanos; 
• 2 Pratas nos Jogos Olímpicos;
• 1 Prata na Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino;
• 3 títulos da Libertadores da América.

Além dos resultados em clubes, Formiga marcou história na Seleção Brasileira e, ao lado de Marta, é uma das maiores referências da camisa verde e amarela, servindo de inspiração para milhares de meninas que iniciam a vida no esporte.

Magno Alves

Nascido na cidade de Aporá, Magno Alves de Araújo, o Magnata, é um dos atletas mais longevos da história do futebol brasileiro. Atuando profissionalmente desde 1993, atualmente, aos 44 anos de idade, defende as cores do Barcelona de Ilhéus, após deixar o Atlético de Lagoinha, onde marcou 4 gols em 11 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série D.

Ao longo da carreira, defendeu times tradicionais do futebol brasileiro, como Atlético Mineiro, Fluminense e Ceará. Com mais de 450 gols, até o meio de 2020, o jogador figurava como o 6º maior artilheiro em atividade do futebol mundial, perdendo apenas para nomes como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski.

Apesar de nunca ter atuado pelos clubes com as maiores torcidas do Brasil, o Magnata virou um personagem conhecido no cenário nacional pela longevidade da carreira, pelos gols e pelas boas campanhas nos times do Nordeste. Seus principais títulos são três cearenses como o Ceará, uma Copa do Nordeste e uma Série C com o Flu.


Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram  @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias