12 Apr 2022
"N de Nordeste" reúne pinturas que evidenciam cenas do Recôncavo Baiano
“A exposição apresenta um conjunto de pinturas que discute questões relacionadas ao território, lugar e o entorno, evidenciando o Recôncavo Baiano, nos trânsitos e deslocamentos da artista. Nesta série, Isabela mostra fragmentos de um Nordeste vibrante, que se posiciona nas suas diferenças e potências”, analisa o curador e pesquisador Bitu Cassundé.
Visualmente, as obras de Isabela propõem um adensamento de pessoas, objetos e cores, que representam mais que o recôncavo, uma estética presente na experiência coletiva de Nordeste. Entre bares, barbearias, feiras livres e a zona rural, a artista constrói um repertório de imagens dividido em paletas de cores distintas.
“O uso das cores é uma parte fundamental na minha obra. É como se a cidade precisasse de cores mais quentes, porque ela vibra, enquanto no campo, as cores tendem ao pastel, porque as coisas estão mais calmas, mais serenas”, comenta a artista.
Simultaneamente à exposição na capital baiana, Isabela apresenta “ABC do Nordeste”, no Mercado Municipal de São Félix. Composta em acrílica sobre tecido de algodão cru, a instalação reúne, a partir da representação da casca da laranja - ligada às simpatias de São João -, palavras associadas à cultura e tradições do Nordeste, de A a Z, formando um grande abecedário e propondo uma ocupação da parte superior do vão livre do Mercado.
A montagem é uma iniciativa para ativar o espaço público do prédio tombado de 1902, em uma espécie de metalinguagem, fazendo com que o público possa integrar a obra e, de alguma maneira, se ver também representado nela. A abertura no Mercado Municipal acontece no dia 23 de abril, às 9h.
Em Salvador, a "N de Nordeste" pode ser visitada até 28 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 18h e, aos sábados, das 10h às 14h. Em São Félix, a instalação fica aberta à visitação de segunda a sábado, das 7h às 19h e, aos domingos, das 8h às 12h30.
Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.






