Músicas estão cada vez mais curtas, segundo Billboard; entenda

redacao@aloalobahia.com

Assim como as pessoas têm preferido textos menores, o gosto por músicas também tem sido maior por músicas curtas, de acordo com relatório recente da Billboard. O levantamento confirma que as músicas estão com duração cada vez menor.
 
Dos 10 maiores sucessos de 2022, quase 40% têm menos de três minutos, em comparação com 4% em 2016. Desde 2000, os hits da Billboard Hot 100 caíram de 4:10 minutos para 3:07.
 
O Spotify também preparou sua própria análise e constatou o mesmo declínio na duração das faixas e as teorias por trás desse comportamento são várias. Uma das mais aceitas é a de que, assim como as músicas, nossa capacidade de atenção também vem diminuindo.
 
Em 2000, o tempo médio de atenção humana era de 12 segundos. Em 2013, diminuiu para 8. Além disso, atualmente, os vídeos curtos, como produções do TikTok e do Reels, no Instagram, são considerados os principais canais de “viralização” de músicas, que acabam sendo pensadas neste formato – por artistas que buscam brigar pelos primeiros lugares em paradas.
 
Ao contrário das músicas, os filmes estão ficando mais longos. De 1980 até 2020, os sucessos de bilheteria dos Estados Unidos tiveram um aumento, em média, de 20 minutos de duração.
 
Foto: Reprodução/MDig. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias