Museus baianos aproximam-se do público através da internet

Com apenas uma busca rápida no Google Arts & Culture, qualquer pessoa pode ter acesso à parte do acervo de 15 mil itens do Museu de Arte da Bahia (MAB). O primeiro espaço museológico público da Bahia encontrou uma forma de se manter em atividade, mesmo em tempos de distanciamento social, e hoje expõe suas coleções para o mundo. Uma das mais interessantes é a Lopes Rodrigues, construída por João Francisco Lopes Rodrigues e seu filho, Manoel Lopes Rodrigues, nomes que ajudaram a redimensionar a história da arte baiana no século XIX. Em seu espaço no site é possível apreciar, por exemplo, 31 desenhos de Carybé – e até ampliá-los com o Zoom.
Caryb
Indo por um caminho parecido, outras instituições da cidade também disponibilizaram seus acervos na internet, como o Museu de Arte Moderna da Bahia, que pode ser visitado virtualmente pelo link bahiaview360.com.br/mam. O Centro Cultural Solar Ferrão, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e o Museu Tempostal oferecem iniciativas de acesso à arte através dos seus perfis no Instagram.

Para os 472 anos de Salvador, que será celebrado na próxima segunda-feira, o Museu de Arte da Bahia (MAB), Palacete das Artes, Museu Abelardo Rodrigues, Museu Tempostal e MAM criaram programações em suas redes sociais, começando na própria segunda (29) e indo até 6 de abril.
 
Fotos: Divulgação.  Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias