Museu na Graça ganha café bistrô comandado por donos do Restaurante Preta

redacao@aloalobahia.com

Até o fim do mês de outubro, o Preta Café Bistrô inicia sua operação no Museu de Arte Contemporânea da Bahia, o MAC Bahia, que abriu suas portas no final de setembro, no Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, na Graça, em Salvador. O espaço gastronômico será comandado por Chico Marrara, responsável pela logística em terra do Preta e da Pretoca, na Ilha dos Frades. Ele é filho de Angeluci Figueiredo, chef e empresária à frente do restaurante e da pousada.

De acordo com o apurado com exclusividade pelo Alô Alô Bahia, o espaço vai funcionar de terça a domingo, abrindo no final da manhã e seguindo até o jantar, e terá capacidade para 40 pessoas. O menu vai trazer opções de almoço executivo e, também, pratos que fazem referência ao restaurante da Ilha dos Frades, como a mini moqueca de camarão com polpa de coco verde e farofa de banana com tapioca e a panelinha de arroz negro com frutos do mar.

“São releituras de receitas do Preta, só que em porções menores. Vamos ter ainda sanduíche de lagosta com pão de copioba, sanduíche de polvo com pão de fermentação natural, misto com pão delícia na chapa e belisquetes, como embutidos diferentes, queijos frescos e frutas”, adianta Angeluci.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Para acompanhar, drinks criados por Júnior Queiroz, o mesmo que assina a carta do restaurante nos Frades. “Vamos falar da história de Preta e de sua relação com a Bahia. Teremos opções com maçã verde, uva verde, lima, romã, tangerina”, lista o mixologista. Como opções de bebidas haverá ainda cerveja, vinhos e até um milk-shake de coco verde.
 
JFlo6KP.md.jpg
Decoração

A decoração do lugar foi idealizada por Angeluci, ao lado do arquiteto Caio Dienne, e traz uma versão urbana do Preta à beira-mar. O mobiliário é da Casa Tua, comandada por Christianne Peleteiro, e reúne criações das designers brasileiras Rejane Carvalho Leite e Bia Rezende.

“Chega a me arrepiar quando eu falo que são todas peças criadas por mulheres”, destaca Angeluci, que incluiu ainda na ambientação fotografias de pessoas de costas feitas por ela e que integram a série “Verso”, inspirada no bordado – “quando a gente olha a parte de trás para ver se está perfeito” – e obras de arte de nomes como Jayme Figura e Tuti Minervino.

Destaque para o teto com espelhos emoldurados, mais uma ideia dela “para que as pessoas levantem a cabeça e se desconectem do celular”. Tudo a ver com o local onde o que se busca é um tempo para a contemplação.

Sustentabilidade

O compromisso com a sustentabilidade, presente desde o Preta da Ilha de Maré, permanece. Figuram pelo espaço diversos objetos reaproveitados, como um tronco de árvore abandonada, que virou um vaso, e até carrinhos antigos de serviço de bordo em aviões, que viraram suportes. Angeluci pensou em tudo, até mesmo nos uniformes e jogos americanos, que serão assinados pela Isolda, marca de moda comprometida com uma produção consciente e artesanal com a qual a chef se identifica e tem uma relação próxima.
 
Gestão
 
No comando do Preta Café Bistrô, Chico se diz “confortável” com o novo desafio. “Como lido com a logística do restaurante e da pousada, que é difícil por serem operações em uma ilha, estou preparado e animado para tocar nosso novo projeto”, diz.

Confira postagem no Instagram. 

* Por Gabriela Cruz. Fotos: Alô Alô Bahia. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias