Museu do Recolhimento dos Humildes e seus 2 séculos de história será tema de live

Na próxima terça-feira (12), a partir das 17h no Instagram @museusdabahia, uma live vai discutir sobre um espaço pouco conhecido dos baianos. Trata-se do Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.
 
A conversa será entre Luiz Freire, Doutor em História da Arte e Professor da Escola de Belas Artes da UFBA, e Paola Públio, artista plástica petrolinense e atualmente Coordenadora do Museu do Recolhimento dos Humildes.
 
Sobre o Museu
 
Instalado no Convento de Nossa Senhora dos Humildes, em Santo Amaro, o Museu do Recolhimento dos Humildes conta uma história de cerca de 200 anos de devoção. Fundado em 1808 e oficializado em 1817 como centro de educação feminino, o espaço foi criado para abrigar meninas órfãs, escravas, viúvas e filhas de senhores de engenho. Sob a guarda do clérigo, essas mulheres aprendiam sobre o catolicismo e afazeres domésticos. Em junho de 1980, o convento passou a abrigar o Museu do Recolhimento dos Humildes.

As imagens sacras delicadamente ornamentadas pelas recolhidas e o artesanato produzido por elas constituem a maior peculiaridade do acervo, composto também por cristais, pratarias, mobiliário, porcelanas, paramentos, rendas e alfaias (objetos litúrgicos). São peças datadas do século XIX e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1995. No momento, o museu está fechado para visitação por conta de reformas, mas o espaço abriga uma série de atividades culturais e educativas.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias